Saber o que é negativado é muito importante para quem não quer seguir pelos caminhos da inadimplência.
Segundo uma pesquisa realizada pelo SPC Brasil, 79% dos entrevistados não sabem ao certo o conceito de “estar endividado”.
Este é um dado preocupante, pois indica falta de educação financeira de boa parte da população brasileira.
E entender o cenário é fundamental para que se saiba o que fazer para sair de uma situação ruim, seja ela eventual ou não.
Neste artigo, vamos explicar o que é negativado e como fazer para limpar o nome de quem descobriu esse conceito quando já era um pouco tarde.
Continue a leitura!
O que é negativado?
Negativado, assim como “nome sujo”, é uma situação em que o indivíduo tem o seu CPF incluído em uma lista de devedores junto a órgãos de proteção ao crédito, como SPC ou Serasa, por exemplo.
Quando isso ocorre, acaba ficando mais difícil para a pessoa conseguir comprar algo se não for com pagamento à vista ou com cartão de crédito.
Nesses casos, após consultar o CPF, o vencedor pode entender que é grande o risco de não receber se for de outra forma.
E esse é só um dos problemas (falaremos mais sobre outros abaixo).
Mas isso não quer dizer que, ao não pagar uma dívida, a pessoa será negativada automaticamente.
Existem prazos a serem cumpridos e algumas medidas anteriores à efetiva inclusão do nome do inadimplente na lista de negativados.
Explicamos com mais detalhes a seguir.
O que faz um nome ser negativado?
Um nome é negativado após o insucesso de algumas tentativas de cobrança por parte do credor e dos próprios órgãos de proteção ao crédito para receber o dinheiro devido pelo cliente inadimplente.
Na prática, funciona assim:
- O credor pode acionar o SPC ou o Serasa um dia após o vencimento e a verificação do não pagamento de uma conta (embora esse não seja o padrão e haja uma complacência maior)
- Após a notificação da empresa credora, os órgãos de proteção ao crédito têm o prazo de cinco dias úteis para comunicar, via SMS, ligação telefônica ou carta registrada pelos Correios, o inadimplente da pendência
- Feita a entrega da mensagem, o devedor tem até dez dias para entrar em contato com o credor e quitar ou negociar o seu débito
- Se depois de esgotados todos esses prazos não houver nenhuma tentativa de regularizar a situação de inadimplência, aí sim o nome é negativado.
Quais são as consequências de estar negativado?
Entendeu o que é negativado? Mas o que será que isso significa na prática?
Além de todo o constrangimento de ter o seu nome incluído na lista de inadimplentes junto aos órgãos de proteção ao crédito, estar negativado também traz consequências ruins para a vida financeira e pessoal.
Separamos algumas delas:
- Score de crédito prejudicado com a queda da sua nota
- Impossibilidade de solicitar empréstimos e financiamentos frente às instituições financeiras
- Dificuldade de acesso a serviços bancários, como liberação de crédito
- Quebra de negócios que estão em andamento
- Não emissão de talões de cheque
- Complicações nas compras em lojas, especialmente aquelas que trabalham com crediário
- Impedimento no aluguel de imóveis
- Bloqueio do uso do cheque especial e do cartão de crédito
- Cancelamento na solicitação de novos cartões de crédito
- Inviabilidade de abertura de novas contas-correntes
- Prejuízos à saúde mental
- Alterações de humor
- Suspensão de serviços por não pagamento
- Aumento das dívidas por causa dos juros mais altos e das multas devido aos atrasos nos pagamentos.
Estou negativado: o que fazer?
Como vimos, estar com o nome sujo pode trazer consequências negativas para a vida do inadimplente, inclusive, em relação à saúde, não só financeira, mas também física e emocional.
O ideal é evitar que a situação chegue a esse ponto, honrando com os seus compromissos em dia.
No entanto, sabemos que isso nem sempre é possível.
A boa notícia é que há saída para quem está negativado, e seguir o passo a passo abaixo é o caminho mais fácil para deixar a inadimplência para trás.
Acompanhe!
Identifique as dívidas em aberto
Antes de mais nada, você precisa ter bem definido o quanto deve e para quem, pois só assim vai conseguir se organizar para quitar suas pendências.
De preferência, já tenha calculado o valor real do débito, com os juros e multa atualizados para ter uma noção mais clara do tamanho da conta.
Verifique sua capacidade de pagamento
Com um valor já em mente em seu fluxo de caixa pessoal, é possível avaliar o seu orçamento e projetar de que forma é viável se organizar para pagar o que você deve.
É bem provável que seja necessário realizar mudanças importantes, como cortar gastos ou buscar outras fontes de renda para atingir a sua meta.
Negocie com os credores
O diagnóstico financeiro está pronto e, agora, só falta encontrar um denominador comum entre você e a empresa credora para resolver as pendências.
Quitar a dívida à vista e com desconto ou parcelar o débito com uma taxa de juros mais baixa devem ser as duas opções principais.
Aguarde o prazo para a retirada do seu nome da lista de inadimplentes
O credor tem até cinco dias, a partir do pagamento do débito ou da primeira parcela (caso o valor tenha sido parcelado), para limpar o seu nome junto aos órgãos de proteção ao crédito.
Solicite o comprovante de pagamento
Após a finalização da negociação e a sua confirmação de pagamento, é seu direito receber um recibo que ateste que todas as pendências foram quitadas com o credor.
Consulte se o seu nome está, de fato, limpo
Passado o período determinado, acesse os sites dos órgãos de proteção ao crédito e verifique se o credor cumpriu com o prometido.
Caso haja qualquer tipo de problema, contate a empresa para realizar o descadastramento do seu nome e, se a irregularidade persistir, acione o Procon.
Evite novas negativações
Não passe por essa dor de cabeça de novo. Portanto, consuma de forma consciente, economize e pague suas contas em dia.
Pague dívidas e dê adeus à vida de negativado
Agora que você já sabe o que é negativado, entendeu que um dos passos fundamentais para deixar a vida de inadimplente para trás é negociar e quitar suas dívidas.
E se você quer vencer a inadimplência, precisa conhecer a Adimplere, a sua plataforma de cobrança digital, que oferece experiências personalizadas e amigáveis para você resolver suas pendências com os credores de maneira muito mais rápida e transparente.
Com a gente, todo o processo é online: da consulta de dívidas à sua quitação. E o melhor: com super descontos e nas melhores condições para o seu bolso.