Cobrança de dívida sem drama: como recuperar seu prejuízo?

Cobrança de dívida

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A cobrança de dívida é um processo obrigatório em qualquer empresa que se preocupe com a saúde financeira.

Inevitavelmente, você terá que ir atrás dos seus clientes inadimplentes, cobrar faturas em aberto, propor negociações e várias outras ações que visam à recuperação dos créditos.

Felizmente, é possível organizar todo esse processo sem complicações e combater a inadimplência na sua empresa.

Para saber como, continue lendo e confira nossas dicas.  

Cobrança de dívida: por que organizar esse processo?

A cobrança de dívida é uma atividade fundamental em qualquer empresa, exigindo atenção máxima da gestão.

Seria muito fácil enviar as faturas para os clientes e receber os pagamentos sempre em dia, sem erro e sem atraso, não é mesmo?

Esse seria o mundo ideal, mas a realidade é bem diferente.

De acordo com uma pesquisa do Serasa, existem nada menos do que 69,4 milhões de clientes inadimplentes no país.

Ou seja: o risco de não pagamento é constante em qualquer negócio, e você precisa estar preparado para lidar com as inevitáveis dívidas.

A solução para prevenir e combater a ameaça da inadimplência é ter um processo de cobrança de dívida organizado.

Isso significa ter ferramentas, etapas e mensagens padronizadas para cobrar seus clientes em vários estágios, tendo como objetivo a recuperação de créditos.

Além disso, é importante que a cobrança seja adaptada ao perfil do seu público e automatizada nos pontos mais repetitivos. 

Como cobrar uma dívida do jeito certo

Se você ainda não tem um processo de cobrança de dívida organizado, é melhor começar a estruturar o seu.

Veja algumas dicas e boas práticas.

Conheça os direitos do consumidor

Antes de organizar sua cobrança de dívidas, é importante que você conheça o Código de Defesa do Consumidor (CDC)

O trecho mais famoso diz que “o consumidor inadimplente não será exposto a ridículo, nem será submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça”.

Além disso, há normas específicas para coibir a cobrança abusiva e penalizar esse tipo de ação das empresas.

Tenha uma régua de cobrança

A régua de cobrança é uma sequência padronizada de mensagens, notificações e ações que ajudam a cobrar clientes de forma profissional.

Por exemplo, você pode definir um aviso de vencimento por e-mail e SMS, um e-mail de pagamento não identificado logo após o vencimento e uma série de mensagens de cobrança para uma fatura em aberto.

Conforme a dívida vai se prolongando, as mensagens vão ficando mais diretas e a empresa pode utilizar outros meios de comunicação, como telefone e WhatsApp.

Melhor ainda se as mensagens forem automatizadas, evitando retrabalho e poupando tempo da equipe.

Use a tecnologia ao seu favor

Hoje, já existem diversas soluções tecnológicas que agilizam o processo de cobrança de dívida.

Elas permitem que você automatize o envio de mensagens de cobrança conforme sua régua, por exemplo.

Além disso, é possível utilizar portais digitais de negociação, gerar propostas de acordo com cada caso, e utilizar os canais online para facilitar o diálogo com o cliente inadimplente.

5 erros a evitar na cobrança de dívida

Qualquer erro na cobrança de dívida pode dificultar a recuperação do crédito e gerar um prejuízo permanente para a empresa.

Veja quais falhas evitar.

1. Fazer cobranças indevidas

O primeiro erro que pode prejudicar a empresa é fazer qualquer tipo de cobrança indevida.

Se você cobrar um cliente por um débito que ele já pagou, por exemplo, pode até mesmo ser obrigado a pagar o dobro do valor da dívida como forma de indenização. 

2. Utilizar somente cobrança manual

Sem ferramentas de automação, fica difícil acompanhar todos os estágios de cobrança e enviar manualmente as mensagens para cada cliente.

Quando a empresa deixa todas as ações de cobrança a cargo dos profissionais, é comum o esquecimento de dívidas e a perda de dinheiro.

3. Não se preocupar com a retenção do cliente

Um bom processo de cobrança de dívida termina com a quitação do débito e a manutenção do relacionamento com o cliente — principalmente se ele for importante para a sua empresa.

Por isso, é fundamental negociar dívidas de forma amigável para voltar a fazer negócio com o cliente.

Se você ignorar essa parte e se preocupar apenas com a recuperação do crédito, pode acabar com uma queda irreversível nas vendas.

Confira como fazer uma cobrança sem perder o cliente.

4. Dificultar a negociação

Muitas empresas erram ao não facilitar a negociação com o cliente que está disposto a pagar sua dívida.

Para evitar esse problema, é só oferecer condições justas de parcelamento e extensão do prazo, por exemplo. 

5. Não ter um padrão de abordagem

Se cada cobrança é feita de um jeito na sua empresa, é provável que a inadimplência persista.

O ideal é ter uma régua de cobrança única e scripts padronizados para os profissionais responsáveis.  

6. Considerar só os valores recuperados

Mesmo que o cliente inadimplente tenha quitado sua dívida, você não pode simplesmente contabilizar a recuperação do crédito e ignorar os custos da cobrança.

Esses custos são salários e horas trabalhadas, tecnologias, equipamentos, juros sobre os valores que você deixou de receber, etc. 

Fazendo as contas, você pode descobrir que gastou mais para cobrar o cliente do que efetivamente recebeu no final da negociação. 

7. Tomar medidas drásticas antes da hora

Outro erro fatal na cobrança de dívida é tomar medidas drásticas como negativação do cliente ou protesto em cartório antes da hora.

Muitas vezes, você terá ainda mais custos com essas ações e perderá a chance de ter uma negociação amigável com o cliente. 

Deixe a cobrança de dívida com quem mais entende

A melhor forma de fugir dos erros na cobrança de dívidas é investir na terceirização desse processo, contratando um escritório especializado.

A Adimplere assume essa frente para você e utiliza tecnologia avançada para cobrar clientes de forma automatizada e aumentar sua taxa de sucesso na recuperação de crédito.

Já são muitos os parceiros que utilizam o nosso sistema exclusivo, que automatiza as cobranças nos estágios mais curtos da sua carteira de crédito.

Tudo para que você possa focar no seu negócio! 

Com a Adimplere, o consumidor consulta e negocia dívidas de forma online e em condições facilitadas, que estimulam a recuperação do crédito.

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