Mensagem de cobrança ao cliente: 10 modelos para recuperar créditos

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Mandar uma mensagem de cobrança faz parte do dia a dia das empresas que mantêm a inadimplência sob controle.

Ela pode ser enviada por e-mail, SMS e WhatsApp, e serve para incentivar os clientes a pagarem em dia, cobrar faturas em aberto e negociar dívidas.

Para cada etapa da cobrança, existe uma mensagem ideal que ajuda você a receber mais com menos dificuldade.

Por isso, reunimos uma coleção de mensagens de cobrança para você usar no seu negócio. 

Continue lendo e aplique os modelos na sua empresa. 

O que é uma mensagem de cobrança?

Uma mensagem de cobrança é uma das ferramentas mais importantes para recuperar créditos nas empresas.

Durante o processo de cobrança, são enviados vários tipos de mensagens para os clientes inadimplentes por meio dos mais diversos canais.

Dessa forma, a empresa aumenta suas chances de receber em dia e de conseguir negociar com o cliente em caso de atraso.

As mensagens de cobrança já começam no envio do boleto (se houver) e aviso de vencimento.

Se necessário, elas evoluem até uma notificação de medidas mais drásticas, como a negativação do cliente nos birôs de crédito ou com o protesto de um boleto que não foi pago.

Mas a ideia é que poucos contatos sejam suficientes para incentivar os clientes a pagarem na data correta e a manter um relacionamento saudável.

Inclusive, muitas empresas automatizam um fluxo de mensagens de cobrança com uso de um software específico, para que o processo fique padronizado e não exija nenhum trabalho manual. 

Como uma boa mensagem ajuda na cobrança

Muitas vezes, uma boa mensagem de cobrança é suficiente para evitar situações de inadimplência e preservar a saúde financeira da sua empresa.

Para começar, existem clientes que simplesmente se esquecem de pagar a fatura, e um aviso de vencimento resolve facilmente esse problema.

Em caso de atraso no pagamento, uma sequência de mensagens mostra que a empresa cobra de forma profissional e estimula a adimplência do cliente.

Dependendo do público do seu negócio, um texto com um tom mais informal pode motivar o cliente a regularizar seu débito e abrir caminho para uma negociação amigável.

Além disso, você pode usar as mensagens para ressaltar os benefícios de pagar em dia e garantir o acesso ao seu produto ou serviço. 

Caso o débito persista, o contato pode ficar mais incisivo, e muitas vezes um alerta sobre possível negativação também já é motivo suficiente para que o cliente pague o que deve. 

Mas lembre-se: é importante respeitar as determinações do Código de Defesa do Consumidor (CDC) na hora de escrever qualquer mensagem de cobrança, principalmente a regra de ouro:

“Na cobrança de débitos, o consumidor inadimplente não será exposto a ridículo, nem será submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça.”

Também é fundamental adotar boas práticas como usar uma linguagem adequada, ser gentil na comunicação e usar somente os contatos que o cliente forneceu. 

10 modelos de mensagem de cobrança ao cliente

Se você não sabe por onde começar a escrever sua mensagem de cobrança, temos alguns modelos úteis.

Confira e use como referência. 

1. Aviso de vencimento por e-mail 

Assunto: <nome do cliente>, sua fatura vence em breve

Bom dia, <nome do cliente>!

Este e-mail é apenas para lembrar que o vencimento da sua fatura está próximo.

Pagando seu boleto no valor de R$ xx,xx até o dia xx/xx/xxxx você garante seu desconto exclusivo e pode aproveitar todos os benefícios do nosso serviço.

Qualquer dúvida ou dificuldade no pagamento, fale com a gente pelo chat, WhatsApp ou respondendo este e-mail.

Atenciosamente, 

<assinatura colaborador/empresa> 

2. Aviso de vencimento por SMS

Nome da Empresa: Olá, <nome do cliente>! Sua fatura com vencimento em xx/xx/xxxx já está disponível. Confira em <link>.

3. Mensagem de cobrança por e-mail 

Assunto: <nome do cliente>, não recebemos seu pagamento

Bom dia, <nome do cliente>!

Não identificamos o pagamento da sua fatura xxxx no valor de R$ xx,xx vencida no dia xx/xx/xxxx.

Lembramos que o boleto está disponível neste link e que será cobrada uma multa de x% pelo atraso + x% de juros de mora. 

Para evitar o acúmulo de juros e interrupção do serviço, regularize seu débito o mais rápido possível. 

Se tiver qualquer dificuldade ou problema para fazer o pagamento, fale com a gente pelo chat, WhatsApp ou respondendo este e-mail.

Caso já tenha feito o pagamento, por favor, desconsidere esta mensagem.

Atenciosamente, 

<assinatura da empresa/colaborador>

4. Mensagem de cobrança por SMS

Nome da empresa: Olá, <nome do cliente>! Não identificamos o pagamento da sua fatura nº xxxx no valor de R$ xx,xx vencida em xx/xx/xxxx. Regularize agora: <link>

5. Mensagem de cobrança por WhatsApp

Olá, <nome do cliente>!

Sua fatura nº xxxx no valor de R$ xx,xx vencida em xx/xx/xxxx segue em aberto. ⚠

A segunda via do seu boleto com o acréscimo de multa e juros está disponível para pagamento neste link. 👈

Pedimos que regularize sua situação o quanto antes para continuar usufruindo de todos os benefícios do nosso serviço. 👍

Caso já tenha feito o pagamento, por favor, desconsidere esta mensagem.

Qualquer dúvida, é só responder abaixo para falar com nossa equipe.

6. Proposta de negociação por e-mail

Assunto: <nome do cliente>, veja a proposta que temos para regularizar sua situação

Bom dia, <nome do cliente>!

Nosso financeiro acaba de disponibilizar uma proposta para regularizar sua fatura nº xxxx no valor de R$ xx,xx vencida em xx/xx/xxxx:

Pagamento em 5x de R$ xx,xx (juros de x% ao mês) com o vencimento da primeira parcela em xx/xx/xxxx.

Para aceitar a oferta, é só clicar neste link e seguir as instruções. 

Lembramos que esta é uma ótima oportunidade para continuar tendo acesso aos nossos serviços e evitar outras medidas de cobrança futuras. 

Se tiver qualquer dúvida, fale com a gente pelo chat, WhatsApp ou respondendo este e-mail.

Atenciosamente, 

<assinatura da empresa/colaborador>

7. Proposta de negociação por SMS

Nome da Empresa: Olá, <nome do cliente>! Temos uma proposta imperdível para regularizar sua situação. Confira: <link>

8. Proposta de negociação por WhatsApp

Olá, <nome do cliente>!

Temos uma ótima notícia: o financeiro liberou uma proposta imperdível para regularizar sua fatura nº xxxx no valor de R$ xx,xx vencida em xx/xx/xxxx. 😀

Você poderá pagar em 5x de R$ xx,xx (juros de x% ao mês) com o vencimento da primeira parcela só em xx/xx/xxxx. 🤝

Para aceitar a proposta e voltar a ter acesso aos nossos serviços, clique neste link ou responda esta mensagem. 👍 

Não perca esta oportunidade! 😎

9. Notificação de protesto ou negativação por e-mail

Assunto: <nome do cliente>, última chance de quitar seu débito

Prezado <nome do cliente>,

Esta é a última chamada para regularizar sua fatura nº xxxx no valor de R$ xx,xx vencida em xx/xx/xxxx.

Como não tivemos nenhum retorno nos últimos contatos, teremos que partir para medidas de cobrança extrajudiciais e, se necessário, judiciais. 

Se o boleto não for pago em 3 dias úteis (até xx/xx/xxxx), seu nome será negativado nos órgãos de proteção ao crédito.

Este é o link do seu boleto já acrescido de juros e multa.

Esperamos que a situação se resolva da melhor forma possível, sem a necessidade de medidas mais drásticas. 

Em caso de dúvida, fale com a gente pelo chat, WhatsApp ou respondendo este e-mail.

Atenciosamente, 

<assinatura da empresa/colaborador>

10. Notificação de protesto ou negativação por carta

Prezado(a) <nome do cliente>,

Comunicamos que sua fatura nº xxxx segue em aberto desde xx/xx/xxxx, em nome de <nome completo do cliente>, inscrito no CPF xxx.xxx.xxx-xx e residente em <endereço completo>.

O valor atual da sua dívida é de R$ xxx,xx, já com o valor da multa R$ xx,xx e dos juros R$ xx,xx.

Caso não seja efetuado o pagamento dessa dívida até o dia xx/xx/xxxx, a mesma será protestada em cartório e cadastrada nos órgãos de proteção ao crédito.

Caso já tenha efetuado o pagamento, por favor, desconsidere esta mensagem.

Atenciosamente, 

<assinatura da empresa/colaborador>

Automatize o envio de mensagens de cobrança

Agora que você conhece vários modelos de mensagem de cobrança, só falta ter um sistema inteligente para automatizar esse fluxo.

Afinal, já imaginou como seria trabalhoso enviar cada e-mail, SMS e WhatsApp manualmente para os clientes inadimplentes em todos os estágios da cobrança?

Para resolver esse problema, a Adimplere oferece um mecanismo de cobrança automática chamado AdimRobot e uma régua de cobrança também automatizada para os casos mais complexos.

Dessa forma, o sistema se encarrega de disparar as mensagens na ordem correta e você tem um serviço acessível para a recuperação de crédito.

Entendeu a importância das mensagens de cobrança para reduzir a inadimplência? Então, veja alguns motivos convincentes para investir na terceirização do seu setor de cobrança.

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