Com quantos dias o nome vai para o SPC e Serasa por dívidas?

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Está com uma conta em atraso e não sabe com quantos dias o nome vai para o SPC e Serasa?

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Continue lendo, tire as suas dúvidas e evite ficar negativado.

Com quantos dias o nome vai para o SPC e Serasa?

O Código de Defesa do Consumidor (CDC) não estipula um prazo para que a empresa credora possa colocar o nome do inadimplente em órgãos de restrição ao crédito, como o SPC e a Serasa.

Isso quer dizer que se uma conta sua estiver atrasada em um dia você pode estar negativado? Não, pois essa inclusão não se dá de forma automática.

O credor até pode informar aos órgãos do não pagamento nesse tempo mínimo, mas costumam ser bem mais tolerantes.

Para que haja a negativação, é preciso que você seja comunicado pelo SPC ou pelo Serasa dessa situação e, só depois, caso não haja a quitação do débito, o seu nome é incluído na lista de inadimplentes.

Depois de notificado pela empresa credora, os órgãos de proteção ao crédito têm até cinco dias para comunicar o cliente — essa comunicação pode ser feita por meio de carta enviada pelos correios, SMS ou ligação telefônica.

Então, após a entrega da mensagem, o devedor tem até dez dias para contatar o credor e regularizar a sua situação.

Vale ressaltar que, ainda que não seja uma regra, é de praxe que as empresas credoras, antes de solicitar a inclusão do nome do inadimplente em órgãos de restrição ao crédito, sigam estas duas medidas:

  • Enviar três avisos formais ao devedor antes de contatar SPC e Serasa
  • Esperar 30 dias para comunicar SPC e Serasa.

Após quantos dias o credor deve tirar o nome do SPC e Serasa?

Caso você tenha cumprido o prazo e quitado ou negociado a sua dívida, a empresa credora tem até cinco dias para retirar o seu nome da lista de inadimplentes, a partir do pagamento do débito ou da primeira parcela (se o valor tiver sido parcelado).

Além da retirada do nome, o credor precisa entregar ao cliente um comprovante ou recibo que ateste que a pendência foi paga.

Caso esse prazo tenha passado e o seu CPF continue negativo, você deve contatar a empresa e solicitar a baixa imediata do seu nome.

Se, por algum motivo, ela se negar a realizar o procedimento ou até o dia seguinte ele não tiver sido processado, é seu direito fazer uma reclamação em uma unidade do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon).

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A melhor saída para limpar o seu nome é fazer um acordo com os credores e quitar suas dívidas o mais rápido possível.

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