Como cobrar um cliente educadamente e ser pago

Como cobrar um cliente educadamente

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Saber como cobrar um cliente educadamente é o segredo para melhorar sua recuperação de créditos.

Se você abordar o cliente inadimplente do jeito errado, irá reduzir suas chances de recuperar o dinheiro e ainda pode acabar sendo processado por cobrança abusiva.

Para evitar esses problemas, basta saber cobrar clientes educadamente e utilizar os meios certos.

Continue lendo e descubra como acertar nessa tarefa. 

Como cobrar um cliente educadamente: 6 dicas

Tem dúvidas sobre como cobrar um cliente educadamente?

Se você seguir os passos abaixo, vai aumentar muito as suas chances de recuperar valores.

1. Verifique se houve algum problema no pagamento

Logo após o vencimento da conta, você deve entrar em contato com o cliente informando que o pagamento não foi identificado.

Esse contato pode ser feito por e-mail e reforçar as opções que o cliente tem para pagar a dívida de forma educada e gentil.

Além disso, é importante perguntar se houve algum problema, abrindo espaço para um retorno do cliente com uma explicação. 

2. Procure entender a situação do cliente

Não adianta apenas cobrar a dívida e não se mostrar aberto a entender a situação do cliente.

Isso porque os motivos para a inadimplência são muito variados, e você precisa compreender o que aconteceu para tomar as medidas corretas.

Se o cliente perdeu o emprego, por exemplo, vale dar um prazo maior ou mesmo parcelar seu débito e negociar os futuros pagamentos. 

3. Prefira os canais digitais

Os canais digitais são mais convenientes do que as famosas ligações telefônicas de cobrança que constrangem os clientes.

Então, prefira o contato por e-mail, SMS e WhatsApp, sempre que for possível. 

4. Apresente uma proposta de negociação

Para cobrar um cliente educadamente, é fundamental apresentar propostas de negociação para facilitar o pagamento.

Dessa forma, você ajuda o cliente a regularizar sua situação e se apresenta como um parceiro, em vez de um credor. 

5. Reforce os benefícios da regularização

Nas comunicações de cobrança, lembre-se de falar sobre os benefícios que o cliente terá ao regularizar sua dívida, como a retomada da parceria e acesso a produtos e serviços da empresa.

Assim, você traz um viés mais positivo para o contato e consegue cobrar o cliente educadamente. 

6. Mostre a disposição da empresa em resolver amigavelmente

Por fim, é importante mostrar que a empresa está 100% disposta a resolver a situação de forma amigável.

Em vez de alertar o cliente sobre medidas de cobrança mais drásticas, você pode dizer que a empresa está fazendo de tudo para não ter que negativar o nome dele ou protestar um título em cartório, por exemplo.

Então, o caminho tomado vai depender apenas da atitude do cliente inadimplente.

Conheça a melhor forma de cobrar um cliente

Aprender como cobrar um cliente educadamente é importante, mas você ainda tem a opção de terceirizar essa responsabilidade.

Se você deixar essa tarefa para uma empresa especializada, como a Adimplere, pode ficar tranquilo em relação à abordagem adotada e ainda terá uma taxa de sucesso maior na recuperação de créditos.

Com nosso portal de negociação, seu cliente pode consultar pendências, verificar ofertas e regularizar seus débitos 100% online.

Já são muitos os parceiros que utilizam o nosso sistema exclusivo, que automatiza as cobranças nos estágios mais curtos da sua carteira de crédito.

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