Concessão de crédito: o que é, como funciona e como fazer

Concessão de crédito

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A concessão de crédito é um investimento importante para o crescimento de qualquer negócio, mas precisa de muita atenção.

Antes de conceder crédito a qualquer pessoa física ou jurídica, é preciso criar políticas próprias, definir critérios para análise de perfis e ter um processo de cobrança estruturado.

O objetivo é tornar o processo mais seguro e reduzir ao máximo os riscos envolvidos.

A seguir, vamos explicar como fazer a concessão de crédito do jeito certo e fugir da inadimplência.

Siga a leitura e aplique no seu negócio. 

Concessão de crédito: o que é?

A concessão de crédito nada mais é do que o fornecimento de uma linha de crédito para um cliente, facilitando o acesso dele aos seus produtos e serviços.

Como empresa, você pode oferecer um crediário, pagamentos a prazo, carnês, faturas, entre outras modalidades que facilitam o pagamento dos clientes.

É comum que as pessoas (tanto físicas quanto jurídicas) não tenham todo o capital necessário no momento da compra e precisem dessa ajuda para fechar o negócio.

Mas, para implementar essa estratégia, é preciso analisar o perfil dos clientes e seu histórico de pagamento, além de definir uma política clara para concessão de crédito no seu negócio.

Se você utilizar corretamente esse recurso, poderá aumentar suas vendas e multiplicar as oportunidades de negócio.

No entanto, uma política equivocada pode aumentar a taxa de inadimplência e causar prejuízos ao seu caixa. 

Por isso, é importante ter muito cuidado no processo de análise e concessão de crédito, principalmente no que diz respeito ao perfil de pagador dos clientes. 

Análise e concessão de crédito

Análise e concessão de crédito são dois conceitos intimamente relacionados.

Basicamente, a análise é o processo-chave da concessão, pois consiste no estudo do perfil do cliente e seu histórico como pagador para determinar o nível de risco envolvido.

Estes são alguns critérios essenciais levados em conta para a pessoa física:

  • Presença de restrições do CPF (principal indicativo de confiabilidade)
  • Renda do cliente (nenhuma parcela pode ultrapassar 30% da renda mensal)
  • Score (pontuação do CPF) nos birôs de crédito 
  • Histórico de pagamento dentro e fora da empresa
  • Cadastro positivo (se houver)
  • Relacionamento com o cliente (se houver)
  • Possíveis garantias oferecidas (imóvel, veículo, margem de consignação, etc.)
  • Índice de vulnerabilidade (grau de fragilidade econômica de acordo com ocupação, segmento, endereço, etc.).

Já no caso da pessoa jurídica, a capacidade de pagamento é analisada a partir de demonstrativos contábeis (DRE, balanço patrimonial, etc.), indicadores econômicos do setor, histórico de relacionamento e reputação da empresa no mercado.

O objetivo da análise é verificar se o perfil do cliente é compatível com o crédito fornecido e qual o nível de risco da operação.

Concessão e recuperação de crédito

O ciclo de crédito começa com a concessão e termina na recuperação, se necessário.

Recuperar, nesse caso, significa cobrar o cliente com uma dívida em atraso para tentar reaver os valores pendentes.

Normalmente, as empresas cobram os clientes internamente enquanto o débito ainda é negociável e recente.

Quando a dívida é negativada, é comum que seja repassada a empresas especializadas em cobrança e recuperação de crédito, que oferecem várias propostas de negociação para que o cliente limpe seu nome e pague o que deve à empresa.

Etapas da concessão de crédito

Por envolver riscos para o negócio, a concessão de crédito deve ser um processo estruturado em várias etapas.

Estas são as principais:

  • Elaborar uma política de crédito: definir todas as regras para concessão de crédito, incluindo perfil dos clientes, tipos de crédito adotados, critérios para análise de crédito, processo de cobrança e recuperação, etc. 
  • Fazer a análise de crédito: analisar cada cliente individualmente com base em dados internos e externos para aprovar ou recusar o crédito
  • Formalizar um contrato: no ato da concessão do crédito, é fundamental formalizar a operação com um contrato revisado pelo jurídico
  • Estruturar um processo de cobrança: um processo de cobrança estruturado com uma régua específica (sequência de notificações e lembretes) ajuda a reduzir a inadimplência na empresa
  • Acompanhar e negociar: após a concessão, a liquidação do crédito deve ser monitorada de perto pela área de cobrança e, em caso de inadimplência, é preciso negociar dívidas.

Como conceder crédito no seu negócio

Se você pretende implementar a concessão de crédito no seu negócio, é importante seguir as boas práticas da área.

Confira algumas dicas importantes:

Mire em público-alvo

Para criar sua política de concessão de crédito, é importante mirar em um público-alvo específico.

Dependendo do segmento do seu negócio, você pode selecionar um perfil de consumidor ou empresa que atende aos seus critérios e para o qual vale a pena conceder crédito.

Assim, você se certifica de que o processo valerá a pena para gerar novas oportunidades de negócio.

Tenha em mente que crédito é investimento

Quando você concede crédito a um cliente, está investindo no potencial daquele relacionamento para colher os frutos futuramente.

É importante ter isso em mente, pois a concessão de crédito tem um custo, e ele precisa ser comparado com os ganhos que virão lá na frente.

Use os cinco Cs do crédito

Para elaborar sua política de crédito, é importante levar em conta os cinco Cs do crédito:

  • Caráter: é o risco moral, ou seja, a probabilidade de o cliente pagar sua dívida em dia ou ficar inadimplente
  • Capacidade: condições atuais do cliente para arcar com suas obrigações (incluindo nível de endividamento)
  • Capital: situação financeira do cliente 
  • Condições: variáveis da economia e do mercado (ou segmento específico) no momento em que o crédito é concedido
  • Colateral: garantias que o cliente oferece para pagamento do crédito.

Padronize seus processos 

É importante que todos os processos da concessão de crédito sejam padronizados, desde a análise de cada cliente até a formalização, cobrança e recuperação.

Isso vai garantir que todas as etapas sejam cumpridas e que não haja nenhuma aprovação sem uma análise rigorosa.

O ideal é automatizar o máximo de tarefas possível com o apoio de softwares específicos para essa função, ou investir na terceirização do trabalho. 

Entendeu como fazer sua concessão de crédito do jeito certo?

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