Como receber dívidas difíceis e controlar a inadimplência

Como receber dívidas difíceis

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Se você está se perguntando como receber dívidas difíceis e já acha que isso é uma missão impossível, fique tranquilo, pois sempre há um caminho para recuperar o crédito.

Geralmente, são débitos que se arrastam por semanas ou até meses, sem perspectiva de negociação.

A seguir, vamos dar algumas dicas para ajudar você a receber até as dívidas mais difíceis e ter sucesso no controle da inadimplência.

Siga a leitura e saiba o que fazer nesses casos. 

Como receber dívidas difíceis: 5 dicas

Receber dívidas difíceis é uma das missões mais complicadas em uma empresa.

Confira algumas dicas para aumentar suas chances de recuperar o crédito.

1. Facilite o pagamento

A primeira dica para receber dívidas difíceis é facilitar ao máximo o pagamento, principalmente se for um valor alto com juros acumulados.

Muitas vezes, o cliente não paga porque o valor ficou muito distante do original e simplesmente não cabe no bolso dele.

Então, ofereça opções de parcelamento, aumento de prazo e redução de juros para conseguir recuperar a dívida.

2. Intensifique a comunicação

Para receber uma dívida difícil, você vai precisar se comunicar constantemente com o cliente inadimplente.

Isso não significa ser invasivo ou encher a caixa dele de e-mails, mas enviar ofertas e propostas periodicamente para lembrá-lo de seu compromisso, seguindo uma régua de cobrança própria.

Você pode usar canais como e-mail, SMS e WhatsApp para facilitar o contato e deixá-lo pensar — o telefone fica como última alternativa.

3. Seja amigável e respeitoso

Na hora de receber dívidas difíceis, não adianta pressionar o cliente e fazer ameaças.

Inclusive, você pode acabar sendo processado por cobrança abusiva, dependendo do caso.

Por isso, é importante manter um diálogo respeitoso e amigável para convencer o cliente a quitar o débito.

4. Esteja aberto a negociações

Uma das maiores reclamações dos clientes devedores é a dificuldade em negociar com a empresa credora.

Para que ele não tenha esse argumento, mostre-se sempre aberto à negociação e disposto a ajudá-lo a fazer o pagamento.

5. Recorra a medidas mais drásticas

Por fim, se nada funcionar e a dívida continuar correndo, você tem a opção de tomar medidas mais drásticas como a negativação do CPF do cliente, protesto do título em cartório ou até mesmo uma ação de cobrança judicial.

Não é o ideal, pois você irá perder o cliente definitivamente, pode ter custos e não tem garantia de recebimento.

Mas, algumas vezes, não resta outra alternativa.

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