A cobrança de dívida é um processo obrigatório em qualquer empresa que se preocupe com a saúde financeira.
Inevitavelmente, você terá que ir atrás dos seus clientes inadimplentes, cobrar faturas em aberto, propor negociações e várias outras ações que visam à recuperação dos créditos.
Felizmente, é possível organizar todo esse processo sem complicações e combater a inadimplência na sua empresa.
Para saber como, continue lendo e confira nossas dicas.
Cobrança de dívida: por que organizar esse processo?
A cobrança de dívida é uma atividade fundamental em qualquer empresa, exigindo atenção máxima da gestão.
Seria muito fácil enviar as faturas para os clientes e receber os pagamentos sempre em dia, sem erro e sem atraso, não é mesmo?
Esse seria o mundo ideal, mas a realidade é bem diferente.
De acordo com uma pesquisa do Serasa, existem nada menos do que 69,4 milhões de clientes inadimplentes no país.
Ou seja: o risco de não pagamento é constante em qualquer negócio, e você precisa estar preparado para lidar com as inevitáveis dívidas.
A solução para prevenir e combater a ameaça da inadimplência é ter um processo de cobrança de dívida organizado.
Isso significa ter ferramentas, etapas e mensagens padronizadas para cobrar seus clientes em vários estágios, tendo como objetivo a recuperação de créditos.
Além disso, é importante que a cobrança seja adaptada ao perfil do seu público e automatizada nos pontos mais repetitivos.
Como cobrar uma dívida do jeito certo
Se você ainda não tem um processo de cobrança de dívida organizado, é melhor começar a estruturar o seu.
Veja algumas dicas e boas práticas.
Conheça os direitos do consumidor
Antes de organizar sua cobrança de dívidas, é importante que você conheça o Código de Defesa do Consumidor (CDC).
O trecho mais famoso diz que “o consumidor inadimplente não será exposto a ridículo, nem será submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça”.
Além disso, há normas específicas para coibir a cobrança abusiva e penalizar esse tipo de ação das empresas.
Tenha uma régua de cobrança
A régua de cobrança é uma sequência padronizada de mensagens, notificações e ações que ajudam a cobrar clientes de forma profissional.
Por exemplo, você pode definir um aviso de vencimento por e-mail e SMS, um e-mail de pagamento não identificado logo após o vencimento e uma série de mensagens de cobrança para uma fatura em aberto.
Conforme a dívida vai se prolongando, as mensagens vão ficando mais diretas e a empresa pode utilizar outros meios de comunicação, como telefone e WhatsApp.
Melhor ainda se as mensagens forem automatizadas, evitando retrabalho e poupando tempo da equipe.
Use a tecnologia ao seu favor
Hoje, já existem diversas soluções tecnológicas que agilizam o processo de cobrança de dívida.
Elas permitem que você automatize o envio de mensagens de cobrança conforme sua régua, por exemplo.
Além disso, é possível utilizar portais digitais de negociação, gerar propostas de acordo com cada caso, e utilizar os canais online para facilitar o diálogo com o cliente inadimplente.
5 erros a evitar na cobrança de dívida
Qualquer erro na cobrança de dívida pode dificultar a recuperação do crédito e gerar um prejuízo permanente para a empresa.
Veja quais falhas evitar.
1. Fazer cobranças indevidas
O primeiro erro que pode prejudicar a empresa é fazer qualquer tipo de cobrança indevida.
Se você cobrar um cliente por um débito que ele já pagou, por exemplo, pode até mesmo ser obrigado a pagar o dobro do valor da dívida como forma de indenização.
2. Utilizar somente cobrança manual
Sem ferramentas de automação, fica difícil acompanhar todos os estágios de cobrança e enviar manualmente as mensagens para cada cliente.
Quando a empresa deixa todas as ações de cobrança a cargo dos profissionais, é comum o esquecimento de dívidas e a perda de dinheiro.
3. Não se preocupar com a retenção do cliente
Um bom processo de cobrança de dívida termina com a quitação do débito e a manutenção do relacionamento com o cliente — principalmente se ele for importante para a sua empresa.
Por isso, é fundamental negociar dívidas de forma amigável para voltar a fazer negócio com o cliente.
Se você ignorar essa parte e se preocupar apenas com a recuperação do crédito, pode acabar com uma queda irreversível nas vendas.
Confira como fazer uma cobrança sem perder o cliente.
4. Dificultar a negociação
Muitas empresas erram ao não facilitar a negociação com o cliente que está disposto a pagar sua dívida.
Para evitar esse problema, é só oferecer condições justas de parcelamento e extensão do prazo, por exemplo.
5. Não ter um padrão de abordagem
Se cada cobrança é feita de um jeito na sua empresa, é provável que a inadimplência persista.
O ideal é ter uma régua de cobrança única e scripts padronizados para os profissionais responsáveis.
6. Considerar só os valores recuperados
Mesmo que o cliente inadimplente tenha quitado sua dívida, você não pode simplesmente contabilizar a recuperação do crédito e ignorar os custos da cobrança.
Esses custos são salários e horas trabalhadas, tecnologias, equipamentos, juros sobre os valores que você deixou de receber, etc.
Fazendo as contas, você pode descobrir que gastou mais para cobrar o cliente do que efetivamente recebeu no final da negociação.
7. Tomar medidas drásticas antes da hora
Outro erro fatal na cobrança de dívida é tomar medidas drásticas como negativação do cliente ou protesto em cartório antes da hora.
Muitas vezes, você terá ainda mais custos com essas ações e perderá a chance de ter uma negociação amigável com o cliente.
Deixe a cobrança de dívida com quem mais entende
A melhor forma de fugir dos erros na cobrança de dívidas é investir na terceirização desse processo, contratando um escritório especializado.
A Adimplere assume essa frente para você e utiliza tecnologia avançada para cobrar clientes de forma automatizada e aumentar sua taxa de sucesso na recuperação de crédito.
Já são muitos os parceiros que utilizam o nosso sistema exclusivo, que automatiza as cobranças nos estágios mais curtos da sua carteira de crédito.
Tudo para que você possa focar no seu negócio!
Com a Adimplere, o consumidor consulta e negocia dívidas de forma online e em condições facilitadas, que estimulam a recuperação do crédito.