Saiba por quanto tempo o banco pode cobrar uma dívida judicialmente

Quanto tempo o banco pode cobrar uma dívida judicialmente

Descontos de até 95% na negociação da sua dívida!!

Entre em contato agora mesmo para consultar gratuitamente a sua situação. Clique no botão!

Tem interesse em saber quanto tempo o banco pode cobrar uma dívida judicialmente?

Então este é o artigo certo para você.

Essa é uma medida extrema, tomada quando o valor da dívida é alto demais e os meios de negociação amigáveis não funcionaram.

Ainda que os índices de endividamento estejam em leve declínio, esse ainda é um problema que afeta a maioria das famílias brasileiras.

Continue lendo para saber como planejar melhor suas finanças, considerando o período que os bancos têm para cobrar na justiça valores devidos.

Por quanto tempo o banco pode cobrar uma dívida judicialmente?

O prazo para um banco ingressar na Justiça com o objetivo de cobrar uma dívida é de cinco anos.

É o mesmo tempo que uma dívida tem para ser retirada dos cadastros de negativados mantidos pelos birôs de crédito.

Por outro lado, a prescrição do prazo para cobrar judicialmente não quer dizer que a dívida simplesmente deixou de existir.

Ela continua em aberto, deixando apenas de ser exigível pelos meios legais.

O que acontece com a dívida de banco depois desse tempo?

A exemplo de outros tipos de dívida passíveis de negativação, os empréstimos e financiamentos bancários não desaparecem só porque prescreveram.

Como vimos, a única coisa que não pode mais ser feita depois dos cinco anos é entrar na Justiça para cobrança.

No mais, o valor continuará para sempre em aberto até o devedor finalmente quitar seus compromissos.

O que isso significa, então?

A existência de dívidas, mesmo não negativadas, também pode gerar restrições ao crédito, já que elas seguem nos registros dos bancos e no Registrato, o banco de dados do Banco Central.

Isso acontece também porque as dívidas em aberto levam à redução do score de crédito, o principal parâmetro usado pelos bancos ao avaliar pedidos de empréstimos.

Quando esse score é considerado baixo, os bancos reduzem a oferta de crédito ou impõem condições mais rigorosas para emprestar dinheiro ou abrir financiamentos.

Não vale muito a pena contar com o prazo de prescrição de dívida, já que o débito continuará a gerar impedimentos econômicos enquanto existir.

Por isso, enfatizamos sempre aqui no blog da Adimplere a importância de pagar contas em dia, não só para evitar juros, multas e ações na Justiça, mas para manter o acesso ao crédito.

Por que é melhor pagar a dívida do banco?

Considerando os efeitos para a reputação da pessoa e a redução do score de crédito, definitivamente não vale a pena deixar de pagar uma dívida bancária.

Lembre-se sempre de que ela sempre vai existir, mesmo que não esteja mais nos cadastros de negativados ou não seja mais exigível na esfera legal.

Por isso, saber quanto tempo o banco pode cobrar uma dívida judicialmente não significa muito, pelo menos não para quem tem planos de fazer uso do crédito.

Se você é uma dessas pessoas, conte com a Adimplere para renegociar seus débitos e voltar a ter crédito na praça.

Com os nossos descontos de até 95%, você se livra das dívidas bancárias e volta a ter fôlego para comprar e fazer planos!

Descontos de até 95% na negociação da sua dívida!!

Entre em contato agora mesmo para consultar gratuitamente a sua situação. Clique no botão!

Últimos Artigos Adimplere

Limpe seu nome hoje mesmo com a Adimplere!

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência dos usuários. Ao utilizar os serviços deste site você concorda com as nossas políticas de privacidade.