Tem interesse em saber quanto tempo o banco pode cobrar uma dívida judicialmente?
Então este é o artigo certo para você.
Essa é uma medida extrema, tomada quando o valor da dívida é alto demais e os meios de negociação amigáveis não funcionaram.
Ainda que os índices de endividamento estejam em leve declínio, esse ainda é um problema que afeta a maioria das famílias brasileiras.
Continue lendo para saber como planejar melhor suas finanças, considerando o período que os bancos têm para cobrar na justiça valores devidos.
Por quanto tempo o banco pode cobrar uma dívida judicialmente?
O prazo para um banco ingressar na Justiça com o objetivo de cobrar uma dívida é de cinco anos.
É o mesmo tempo que uma dívida tem para ser retirada dos cadastros de negativados mantidos pelos birôs de crédito.
Por outro lado, a prescrição do prazo para cobrar judicialmente não quer dizer que a dívida simplesmente deixou de existir.
Ela continua em aberto, deixando apenas de ser exigível pelos meios legais.
O que acontece com a dívida de banco depois desse tempo?
A exemplo de outros tipos de dívida passíveis de negativação, os empréstimos e financiamentos bancários não desaparecem só porque prescreveram.
Como vimos, a única coisa que não pode mais ser feita depois dos cinco anos é entrar na Justiça para cobrança.
No mais, o valor continuará para sempre em aberto até o devedor finalmente quitar seus compromissos.
O que isso significa, então?
A existência de dívidas, mesmo não negativadas, também pode gerar restrições ao crédito, já que elas seguem nos registros dos bancos e no Registrato, o banco de dados do Banco Central.
Isso acontece também porque as dívidas em aberto levam à redução do score de crédito, o principal parâmetro usado pelos bancos ao avaliar pedidos de empréstimos.
Quando esse score é considerado baixo, os bancos reduzem a oferta de crédito ou impõem condições mais rigorosas para emprestar dinheiro ou abrir financiamentos.
Não vale muito a pena contar com o prazo de prescrição de dívida, já que o débito continuará a gerar impedimentos econômicos enquanto existir.
Por isso, enfatizamos sempre aqui no blog da Adimplere a importância de pagar contas em dia, não só para evitar juros, multas e ações na Justiça, mas para manter o acesso ao crédito.
Por que é melhor pagar a dívida do banco?
Considerando os efeitos para a reputação da pessoa e a redução do score de crédito, definitivamente não vale a pena deixar de pagar uma dívida bancária.
Lembre-se sempre de que ela sempre vai existir, mesmo que não esteja mais nos cadastros de negativados ou não seja mais exigível na esfera legal.
Por isso, saber quanto tempo o banco pode cobrar uma dívida judicialmente não significa muito, pelo menos não para quem tem planos de fazer uso do crédito.
Se você é uma dessas pessoas, conte com a Adimplere para renegociar seus débitos e voltar a ter crédito na praça.