Quer saber se a portabilidade de salário cai no mesmo dia?
Então temos boas notícias.
Uma delas é que vai longe o tempo em que os empregados de uma empresa eram obrigados a receber todos por um mesmo banco.
Com a evolução dos serviços financeiros, principalmente por causa dos bancos digitais, hoje existem muito mais alternativas para receber o salário em condições mais vantajosas.
Saiba quais são e como funciona a portabilidade de salário lendo este artigo até o fim.
A portabilidade de salário cai no mesmo dia?
Sim, se considerarmos o que diz a Circular BCB n 3.336, de 2006 em seu artigo 2º:
“Em qualquer situação, a remessa da ordem de transferência de fundos para liquidação interbancária deve ocorrer com a tempestividade necessária para que o procedimento seja concluído até às 12h do dia do crédito dos salários, vencimentos, proventos, aposentadorias, pensões e similares nas contas de que trata o art. 1º”.
Como funciona a portabilidade de salário?
A portabilidade de salário se dá quando um trabalhador escolhe uma conta específica para receber seu salário mensalmente.
Uma das principais vantagens de escolher uma conta para receber o salário é a praticidade.
Ao direcionar seus ganhos para uma conta designada, o trabalhador não precisa se preocupar em transferir manualmente o dinheiro para outra conta, pois o salário é depositado automaticamente.
Além disso, as contas salário tradicionais podem não oferecer muitos benefícios, justificando a adesão a contas alternativas com pacotes adicionais de serviços financeiros.
Esses serviços vão desde a ausência de taxas até tarifas reduzidas em transações e acesso a aplicativos, além de programas de recompensas, poupança e cashback.
Isso sem contar que a escolha de uma conta para receber o salário também pode ajudar a organizar as finanças pessoais, separando os recursos destinados ao pagamento mensal das demais despesas.
Outra vantagem é que, quando um banco percebe que tem um cliente com rendimentos regulares, é bem provável que ofereça vantagens como empréstimo consignado e juros mais baixos.
Para pedir a portabilidade, você pode entrar em contato com o banco em que recebe quanto aquele em que você pretende receber.
Depois de manifestar a vontade de receber o salário por outra conta, como vimos, a instituição financeira terá um prazo de 12 horas para concluir o processo.
Lembrando que esse prazo não diferencia os dias da semana, logo, o dinheiro pode cair na conta tanto em dias úteis quanto aos sábados, domingos e feriados.
Portabilidade de salário não caiu, e agora?
A regra é clara e diz que a portabilidade de salário cai no mesmo dia, não importa se é útil ou não.
Caso você tenha solicitado a portabilidade e o pagamento seguinte não foi creditado, faça contato imediatamente com o banco onde estiver recebendo.
Se ainda assim o problema não for resolvido, acione os órgãos de defesa do consumidor, como o Procon ou registre reclamação em fóruns virtuais, como o Reclame Aqui.
Continue lendo os textos do blog da Adimplere para ficar por dentro de assuntos que dizem respeito à sua saúde financeira.