Fiz portabilidade e meu pagamento não caiu: veja como resolver

Fiz portabilidade e meu pagamento não caiu

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“Fiz portabilidade e meu pagamento não caiu”: você já passou por essa situação?

A portabilidade de salário é um direito do trabalhador, assegurado conforme regulamentação do Banco Central do Brasil.

Mesmo assim, problemas nesse procedimento podem acontecer.

Leia este artigo até o fim para entender o que pode ter acontecido e como agir depois de perceber que você fez a portabilidade e seu pagamento não caiu.

Fiz portabilidade e meu pagamento não caiu: por quê?

Se você fez a portabilidade e seu pagamento não caiu, saiba que existem algumas possíveis razões para isso.

Primeiramente, se o valor não caiu no mesmo dia, pode ser que a empresa não tenha feito o depósito a tempo.

A Circular BCB n 3.336 do Banco Central determina que o salário deve cair na conta escolhida pelo funcionário no mesmo dia do pagamento.

Para isso, o empregador precisa ter feito o depósito a tempo para que o valor seja creditado antes das 12h.

Caso contrário, a transferência fica para o próximo dia útil – incluindo sábados.

Além disso, os bancos têm 10 dias úteis para concluir o processo da portabilidade.

Por isso, se você solicitou a portabilidade recentemente, pode ser que somente a partir do próximo mês o seu salário caia automaticamente na conta escolhida.

Outras possíveis razões para o valor não ter caído podem ser erros no preenchimento de dados ou alguma falha na instituição.

Nesses casos, veja como agir.

Fez a portabilidade e não recebeu? Veja o que fazer

Se você fez portabilidade e o seu pagamento não caiu, antes de mais nada, cheque a conta de origem (aquela em que o empregador faz o depósito).

Se o valor estiver lá, pode ser que o salário não tenha sido encaminhado a tempo.

Por isso, espere o próximo dia útil.

Se você fez o pedido de portabilidade em menos de 10 dias úteis, o processo não deve ter sido concluído e você terá que fazer a transferência manualmente.

Mas e se o valor não estiver em nenhuma das duas contas?

Nesses casos, faça o seguinte:

  • Entre em contato com as duas instituições e explique a situação
  • Faça uma reclamação direta para o Banco Central, no telefone 145 ou pelo site
  • Publique um relato em sites de reclamação, como Consumidor.gov.br, Reclame Aqui e Proteste
  • Procure o Procon da sua região.

Como funciona a portabilidade de salário?

Em resumo, a portabilidade é a transferência automática do salário para uma conta à escolha do consumidor.

Como os empregadores fazem depósitos apenas para determinados bancos, muitos trabalhadores usam esse serviço para poderem escolher por qual instituição poderão receber.

Desde 2018, é possível solicitar a portabilidade diretamente para o banco escolhido pelo cliente.

Geralmente, é possível fazer o pedido diretamente pelo aplicativo.

Posso fazer portabilidade de salário mesmo devendo o banco?

Sim, mesmo se você estiver em dívida com seu banco, essa situação não impede que você faça a portabilidade do seu salário.

Afinal, é um direito garantido a todos os trabalhadores.

Por isso, se você algum dia você fizer a portabilidade, mas o pagamento não cair, pode ter certeza de que não foi essa a causa.

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