Gerir as finanças de um negócio nem sempre está entre as prioridades dos empreendedores. Afinal de contas, trata-se de um controle chato e difícil que, muitas vezes, pode afastá-lo do objetivo principal do seu negócio. O problema é que os erros de gestão financeira podem, muitas vezes, afetar de forma definitiva a saúde da empresa.
Mas, não se preocupe: não é difícil evitá-los. Muitas vezes, os erros estão escondidos em hábitos ruins que adquirimos no dia a dia e que, com um pouco mais de atenção e cuidado, podem ser contornados.
Veja, abaixo, os 5 principais erros de gestão financeira e saiba como você pode, e deve, evitá-los:
1. Misturar finanças pessoais e corporativas
Pequenos e médios negócios sofrem com este hábito. Muitas vezes, o empreendedor mistura as finanças domésticas com as do negócio, financiando projetos com recursos do próprio bolso ou utilizando o cartão corporativo para pagar despesas pessoais.
O problema é que as finanças corporativas estão diretamente ligadas à saúde financeira do negócio e qualquer desvio pode atrapalhar os controles necessários.
Portanto, por mais que você seja proprietário, o ideal é manter contas separadas e usar os recursos de forma correta e responsável.
2. Falta de visão de futuro
Visão de futuro é o que demonstra a ambição do empresário e dá a medida correta do quanto a empresa poderá crescer.
Para se estabelecer uma visão ao mesmo tempo realista e ambiciosa, é preciso que ela esteja em consonância com o seu planejamento estratégico.
Nele, devem constar a missão (razão de ser da empresa), os valores (palavras chave que norteiam a sua atuação como empresário) e a visão de futuro.
São esses três fatores que orientarão o trabalho de toda equipe em busca dos objetivos organizacionais.
3. Perda de controle do estoque
Uma das maiores causadoras de aumento nos custos operacionais é a má gestão do estoque. Esta prática leva a empresa a comprar mais recursos do que o necessário, ou vender para o cliente algo que não está estocado. Assim, é preciso fazer pedidos em pequenos lotes, o que onera o valor da mercadoria.
Neste caso, você pode contar com a tecnologia dos programas de gestão, que ajudam a gerenciar esta área.
4. Não conhecer os custos de produção
Tanto o seu produto quanto o seu serviço têm um preço de custo, baseado naquilo que é necessário para fornecê-lo. Conhecer estes valores ajuda a precificar melhor as suas soluções e faz com que a sua margem de lucro seja sempre adequada.
Os custos de produção devem ser revisados constantemente, para que você tenha sempre os valores mais atualizados o possível.
5. Ausência de fluxo de caixa
O controle do fluxo de caixa é fundamental para a sua empresa. Por meio dele você consegue gerir toda entrada e saída de recursos, tendo uma noção exata da saúde financeira do seu negócio.
Muitos empreendedores desistem de controlar o fluxo de caixa por acharem o processo muito trabalhoso. Mas, atualmente, existem inúmeros softwares que permitem fazer o controle online, por meio do seu celular ou tablet, sem burocracias.
Experimente baixar alguns deles e veja qual se adapta melhor às suas necessidades.
Se você se interessou pelas soluções de fluxo de caixa e já sabe como evitar os erros de gestão financeira, então aproveite para ler mais sobre o assunto! E também não deixe de pesquisar sobre o restante das ideias propostas para evitar cometer erros que podem ser muito prejudiciais para a saúde financeira do seu negócio!