Descubra o que é um plano de contas e como ele funciona!

Descontos de até 95% na negociação da sua dívida!!

Entre em contato agora mesmo para consultar gratuitamente a sua situação. Clique no botão!

Lidar com contas pessoais muitas vezes pode ser difícil, imagine só como pode ser lidar com expedientes contábeis de toda uma empresa. Esse é o dilema diário de um gestor financeiro.

Organizar informações, se atentar a prazos e conhecer bem a respeito de normas e gestão tributária e fiscal, estão entre as medidas básicas para que esse trabalho não se torne um caos e a empresa não sofra nenhum tipo de prejuízo.

Contudo, é possível desburocratizar a rotina contábil de uma empresa. A chave para isso é elaborar e implantar um plano de contas. Não sabe o que ele é? Então, o post de hoje pode lhe ser útil. Confira:

O que é um plano de contas, afinal?

Este é um conceito bem simples. O plano de contas é uma maneira de organizar e registrar todos os expedientes financeiros da empresa. De maneira mais técnica: seria a base da escrituração contábil do negócio.

O plano tem a finalidade de manter todos os dados bem-ordenados e acessíveis, de maneira objetiva, sendo altamente importante para a formulação do Balanço Patrimonial da empresa e sua Demonstração do Resultado do Exercício.

Como desenvolver um plano de contas eficiente?

A chave para um plano de contas eficaz é adequá-lo ao máximo às necessidades da empresa — nada de achar que ele é um modelo genérico.

Como o seu principal objetivo é estabelecer condutas para o registro das operações realizadas pela empresa, o ideal é que o plano seja bem claro e contenha o máximo de informações úteis.

Assim, esse plano deve possuir contas em quantidade suficiente para registrar tanto os valores positivos quanto os negativos e, ainda, ser elástico o bastante para a inclusão de novas despesas, sempre que necessário.

Por exemplo, se você deseja elencar as despesas operacionais, pode-se seguir a seguinte formulação:

01. Despesas operacionais

01.01. Despesas administrativas

01.01. 01. Aluguel

01.01.02. Energia elétrica

01.01.03. Internet e telefone

01.02. Gastos com Pessoal

01.02.01. Benefícios

01.02.02. Encargos

01.02.03. Salários

Essa é a estrutura básica de um plano de contas. Contudo, é evidente que outras informações devem ser adicionadas, até porque ele deve contemplar quatro grandes grupos de finanças, como:

  • ativos;

  • passivos;

  • receitas;

  • despesas;

Dentro de cada grupo são criados modelos estratificados, conforme o exemplo mostrado anteriormente. Cada empresa imprime o nível de detalhamento que achar mais conveniente para a sua organização contábil.

Por que o plano de contas é tão importante?

Quando falamos em administração financeira e contábil, a organização é um fator essencial. E é exatamente essa a proposta do plano de contas. Por meio dele, o gestor financeiro tem mais controle e visibilidade sobre tudo o que acontece com os ativos e passivos da empresa.

É possível mapear com muito mais precisão, evitando confusões e inconsistências, problemas com inadimplência, entre outros fatos que atrapalhem o fechamento do balanço patrimonial e a demonstração de resultado do exercício financeiro

Por mais que a gestão financeira de uma empresa não seja uma missão simples, é possível torná-la mais fluida e organizada, e o exemplo disso é o plano de contas.

Agora que você sabe um pouco mais sobre esse assunto, o que acha de se informar mais sobre outros temas relacionados? Assine a nossa newsletter e receba conteúdos direto no seu e-mail.

Descontos de até 95% na negociação da sua dívida!!

Entre em contato agora mesmo para consultar gratuitamente a sua situação. Clique no botão!

Últimos Artigos Adimplere

Limpe seu nome hoje mesmo com a Adimplere!

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência dos usuários. Ao utilizar os serviços deste site você concorda com as nossas políticas de privacidade.