Como saber se meu Cadastro Único foi aprovado? Aprenda a consultar

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O Cadastro Único é a ferramenta governamental para a gestão de programas sociais no Brasil, permitindo que famílias de baixa renda tenham acesso a benefícios e auxílios. 

Também chamado de CadÚnico, foi criado em 2001, no governo FHC, como solução para unificar as bases de dados dos programas sociais.

Todo cidadão brasileiro que deseja ter acesso a esses programas precisa ter seu nome inscrito nesse cadastro, que vamos apresentar em detalhes no texto a seguir. 

Como saber se meu cadastro único foi aprovado?

A melhor maneira de verificar se seu cadastro foi aprovado é por meio da consulta ao Número de Identificação Social (NIS) ou pelo aplicativo Meu CadÚnico.

O NIS é fornecido quando você faz o cadastro e pode ser utilizado para checar o status em postos de atendimento ou na página do Cadastro Único.

O aplicativo Meu CadÚnico também permite acessar informações sobre a situação do seu cadastro, sendo uma alternativa mais prática e conveniente.

Quanto tempo para ser aprovado no cadastro único?

O tempo para a aprovação no Cadastro Único pode variar.

Após fazer o cadastro, as informações passam por um processo de análise e validação pelo governo.

Em geral, o prazo para a aprovação varia de 30 a 45 dias, embora em algumas situações possa levar mais tempo, devido a fatores como o volume de cadastros e a eventual complexidade do cadastro em questão.

Para agilizar o processo, é fundamental manter os dados atualizados e fornecer sempre informações corretas, evitando erros que possam retardar a aprovação.

Como atualizar o cadastro único?

Manter as informações do Cadastro Único atualizadas é indispensável para garantir o acesso aos benefícios e oportunidades sociais oferecidas pelo governo.

A alternativa mais demorada, mas mais segura para quem não tem muito conhecimento com uso de tecnologia é comparecer ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo.

Lá, você receberá orientações sobre quais documentos são necessários para atualização e os procedimentos a serem seguidos.

Lembre-se que as mudanças de informações como endereço, composição familiar, renda e escolaridade devem ser comunicadas ao CRAS e que a falta de atualização pode levar a perda de benefícios e até a suspensão do cadastro.

Já pela internet, o procedimento é muito simples, bastando seguir os passos abaixo:

  • Faça o download do aplicativo do CadÚnico para Android ou iPhone
  • Abra o CadÚnico assim que terminar de baixar
  • Clique em “Entrar”
  • Preencha as informações solicitadas na tela. 

Outro canal possível é o telefone, no número gratuito 0800 707 2003, opção 5.

Nesse caso, o atendimento acontece entre 7h e 19h, de segunda a sexta-feira, e das 10h às 16h nos finais de semana e feriados.

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