“Fiz portabilidade e meu pagamento não caiu”: você já passou por essa situação?
A portabilidade de salário é um direito do trabalhador, assegurado conforme regulamentação do Banco Central do Brasil.
Mesmo assim, problemas nesse procedimento podem acontecer.
Leia este artigo até o fim para entender o que pode ter acontecido e como agir depois de perceber que você fez a portabilidade e seu pagamento não caiu.
Fiz portabilidade e meu pagamento não caiu: por quê?
Se você fez a portabilidade e seu pagamento não caiu, saiba que existem algumas possíveis razões para isso.
Primeiramente, se o valor não caiu no mesmo dia, pode ser que a empresa não tenha feito o depósito a tempo.
A Circular BCB n 3.336 do Banco Central determina que o salário deve cair na conta escolhida pelo funcionário no mesmo dia do pagamento.
Para isso, o empregador precisa ter feito o depósito a tempo para que o valor seja creditado antes das 12h.
Caso contrário, a transferência fica para o próximo dia útil – incluindo sábados.
Além disso, os bancos têm 10 dias úteis para concluir o processo da portabilidade.
Por isso, se você solicitou a portabilidade recentemente, pode ser que somente a partir do próximo mês o seu salário caia automaticamente na conta escolhida.
Outras possíveis razões para o valor não ter caído podem ser erros no preenchimento de dados ou alguma falha na instituição.
Nesses casos, veja como agir.
Fez a portabilidade e não recebeu? Veja o que fazer
Se você fez portabilidade e o seu pagamento não caiu, antes de mais nada, cheque a conta de origem (aquela em que o empregador faz o depósito).
Se o valor estiver lá, pode ser que o salário não tenha sido encaminhado a tempo.
Por isso, espere o próximo dia útil.
Se você fez o pedido de portabilidade em menos de 10 dias úteis, o processo não deve ter sido concluído e você terá que fazer a transferência manualmente.
Mas e se o valor não estiver em nenhuma das duas contas?
Nesses casos, faça o seguinte:
- Entre em contato com as duas instituições e explique a situação
- Faça uma reclamação direta para o Banco Central, no telefone 145 ou pelo site
- Publique um relato em sites de reclamação, como Consumidor.gov.br, Reclame Aqui e Proteste
- Procure o Procon da sua região.
Como funciona a portabilidade de salário?
Em resumo, a portabilidade é a transferência automática do salário para uma conta à escolha do consumidor.
Como os empregadores fazem depósitos apenas para determinados bancos, muitos trabalhadores usam esse serviço para poderem escolher por qual instituição poderão receber.
Desde 2018, é possível solicitar a portabilidade diretamente para o banco escolhido pelo cliente.
Geralmente, é possível fazer o pedido diretamente pelo aplicativo.
Posso fazer portabilidade de salário mesmo devendo o banco?
Sim, mesmo se você estiver em dívida com seu banco, essa situação não impede que você faça a portabilidade do seu salário.
Afinal, é um direito garantido a todos os trabalhadores.
Por isso, se você algum dia você fizer a portabilidade, mas o pagamento não cair, pode ter certeza de que não foi essa a causa.
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