O escritório de cobrança é um parceiro essencial para combater a inadimplência na sua empresa.
Em vez de perder tempo e dinheiro cobrando internamente, você pode simplesmente terceirizar essa tarefa e melhorar o desempenho da recuperação de créditos.
Com o avanço da tecnologia, os serviços estão cada vez mais acessíveis e qualquer empresa pode se beneficiar de uma cobrança profissional e automatizada.
A seguir, vamos explicar como funciona o escritório de cobrança e ajudar você a escolher uma empresa.
Continue lendo e pare de ter dor de cabeça com clientes inadimplentes.
O que é um escritório de cobrança?
Um escritório de cobrança é uma empresa especializada em terceirização da recuperação de crédito.
Ou seja: uma empresa que é contratada para cuidar do processo de cobrança de clientes inadimplentes de outros negócios.
O objetivo desse prestador de serviços é recuperar os valores perdidos com dívidas de clientes que não pagaram, buscando uma negociação amigável.
Logo, as empresas que têm problemas com inadimplência podem recorrer a esses serviços para agilizar sua cobrança.
Considerando que existem 69,4 milhões de inadimplentes no país, o escritório de cobrança é mais necessário do que nunca.
Com a transformação digital, essas empresas também vêm se modernizando e substituindo as antigas ligações telefônicas insistentes por métodos digitais mais eficazes.
Assim, todos saem ganhando:
- A empresa de cobrança, que tem mais agilidade para cobrar e consegue taxas de sucesso mais altas
- A empresa contratante, que recupera seus ativos e mantém seus clientes
- O cliente inadimplente, que tem novas possibilidades de negociação para quitar sua dívida e limpar o nome.
O que faz um escritório de cobrança
O escritório de cobrança cuida de todo o ciclo de cobrança dos clientes inadimplentes.
Geralmente, essas empresas entram em cena assim que o cliente atrasa o pagamento e dividem o processo de cobrança em vários estágios, de acordo com a carteira de crédito da empresa contratante.
Os serviços são adaptados à realidade de cada negócio e, muitas vezes, utilizam tecnologias avançadas para automatizar as ações.
Antigamente, os escritórios de cobrança se resumiam à estrutura do call center, que tem um alto custo para as empresas e não permite negociar dívidas menores, por exemplo.
Hoje, há várias opções para cobrar os clientes inadimplentes online e tornar o serviço mais eficiente.
Dessa forma, mais empresas têm acesso a essas soluções e podem contar com um escritório de cobrança para recuperar seus créditos e reduzir a inadimplência.
Estes são alguns exemplos de serviços prestados por empresas de cobrança:
- Mapeamento do perfil dos inadimplentes
- Identificação de oportunidades de negociação
- Recuperação de contratos e cheques
- Recuperação de títulos bancários
- Cobrança extrajudicial e judicial
- Régua de cobrança automatizada em canais digitais
- Higienização de cadastro
- Localização de inadimplentes.
Vantagens de terceirizar a cobrança
Para as empresas, é muito vantajoso poder terceirizar a cobrança.
Veja alguns benefícios de contratar um escritório especializado:
- Redução de custos com o processo de cobrança, já que sai muito mais caro manter uma equipe interna dedicada a essa tarefa
- Redução dos índices de inadimplência e recuperação efetiva dos créditos, graças à expertise da empresa terceirizada
- Preservação do relacionamento com os clientes, quando for de interesse da empresa
- Melhora na saúde do caixa com a recuperação de ativos.
Como escolher o melhor escritório de cobrança
Antes de contratar um escritório de cobrança, é importante saber quais critérios levar em conta na escolha.
Veja algumas dicas para acertar na parceria:
1. Pesquise sobre a reputação da empresa
O primeiro passo para escolher um bom escritório de cobrança é pesquisar sobre sua reputação.
Hoje, você tem acesso a diversas ferramentas na internet para avaliar a credibilidade das empresas, como o Reclame Aqui e as avaliações de usuários em redes sociais e plataformas.
Como o mercado B2B é mais restrito, vale observar também quais são os clientes que a empresa atende e a como é a qualidade de seus conteúdos.
Lembre-se: essa empresa terá acesso a dados altamente confidenciais e estratégicos do seu negócio.
2. Analise o custo-benefício do serviço
Para que o serviço de cobrança valha a pena, os créditos recuperados precisam fazer jus às tarifas cobradas pelo escritório.
Hoje, já existem empresas que praticam preços mais competitivos para dívidas menores e estágios mais curtos da carteira de crédito, tornando o serviço viável financeiramente.
3. Procure um serviço adaptado à sua realidade
É importante que a solução oferecida pelo escritório de cobrança se adapte à realidade da sua empresa.
Prefira um parceiro que já trabalhou com empresas do seu segmento ou que tem experiência no perfil de clientes que você atende.
Além disso, certifique-se de que os serviços são compatíveis com suas necessidades de cobrança.
4. Verifique o atendimento
O escritório de cobrança também precisa ter um bom atendimento para esclarecer todas as suas dúvidas e fornecer relatórios atualizados no dia a dia.
Esse suporte é fundamental para ter uma parceria de sucesso e construir a relação de confiança necessária entre as partes.
5. Priorize a tecnologia
A tecnologia vem revolucionando a recuperação de créditos e tornando a cobrança muito mais eficiente.
Por isso, priorize uma empresa que esteja em sintonia com essa tendência e ofereça canais digitais para a negociação com os clientes.
Hoje, você tem acesso a soluções como robôs de cobrança que automatizam todo o processo e poupam tempo e dinheiro.
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