Para garantir o bom funcionamento do negócio, a empresa precisa buscar meios de controlar a inadimplência com medidas pré e pós-venda, visando a diminuição do risco no fornecimento de crédito e a recuperação dos valores que estão em atraso, cobrando o devedor.
Porém, é necessário ter alguns cuidados durante esse procedimento para não causar constrangimento e perder o cliente. Para te ajudar nessa tarefa, preparamos este post com dicas para fazer uma cobrança sem prejudicar o seu relacionamento com o consumidor. Acompanhe!
Seja cordial durante o atendimento
É fundamental ter segurança e não ter medo na hora de fazer a cobrança, contudo, deve-se manter a cordialidade durante o atendimento. Por mais que seja necessário demonstrar ao cliente a situação de débito e adotar uma postura confiante nesse momento, é importante ter cuidado para não ser agressivo.
Tendo em vista que o objetivo é, além de receber os valores devidos, manter o cliente ao final do processo, é preciso ter atenção com o tom de voz e com a forma de fazer a cobrança. Na hora de cobrar pessoalmente, é necessário ter cuidado redobrado para não expor o consumidor às pessoas que estejam próximas.
Lembre-se: cobrança abusiva é uma prática ilegal. Dessa forma, constranger ou ameaçar o cliente é conduta punível, situação em que o consumidor poderá ser indenizado, causando prejuízos para a empresa, tanto financeiramente, quando para a sua imagem.
Portanto, na hora de cobrar o seu cliente, seja discreto e ameno, para que ele se sinta confortável e fique disposto a negociar a dívida.
Compreenda o que causou a inadimplência
Em regra, quem efetua uma compra tem a intenção de quitar os valores devidos, por isso, o profissional que efetuar a cobrança deve ter em mente que a inadimplência provavelmente decorreu de algum problema ou situação inesperada.
Nesses casos, o devedor provavelmente já estará nervoso com a situação, e pode ser que a sua empresa não seja a única com a qual ele está inadimplente, o que gera mais preocupação e ansiedade.
No momento de fazer uma cobrança é preciso estar preparado para ouvir. Tente compreender os motivos do não pagamento, demonstrando compreensão e empatia. Ao perceber a preocupação da empresa, o cliente se sentirá acolhido, aumentando as chances de que ele mantenha o seu relacionamento com a loja após a quitação dos valores.
Negocie a dívida e ofereça opções de pagamento
Outra dica fundamental é buscar formas de negociar o débito do cliente. Oferte diferentes formas de pagamento, descontos em relação aos juros para quitação à vista ou um parcelamento facilitado. Durante a conversa é possível trabalhar junto ao consumidor na criação de uma solução para que ele quite a dívida.
Esse é o momento de buscar diferentes possibilidades redefinindo datas ou revendo o valor total do débito. É importante construir as alternativas de acordo com as possibilidades do cliente, e evitar pressioná-lo, pois uma renegociação que termine em novo inadimplemento não trará nenhuma vantagem para o credor.
Tendo calma durante a negociação, a empresa demonstrará ao cliente o interesse no bom relacionamento e na busca de uma solução que seja viável para ele.
Terceirize o setor de cobrança da sua empresa
Uma empresa especializada e com experiência em cobrança terá profissionais capacitados para oferecer um serviço de qualidade, sabendo a melhor forma de lidar com o cliente e com as diversas situações que possam ser geradas.
Ainda, esses profissionais dispõem de tecnologia e conhecimento que permitem alternativas de buscar o pagamento, conforme a necessidade do cliente. Dessa forma, os colaboradores da empresa poderão focar nas outras atividades, otimizando o tempo e a produtividade.
Seguindo essas dicas, é possível resolver as inadimplências dos clientes, podendo mantê-los e, principalmente, evitando prejuízos com as cobranças abusivas ou propagandas negativas que um consumidor insatisfeito pode fazer.
Gostou deste texto? Quer saber mais sobre como fazer uma cobrança sem prejudicar o seu relacionamento com o cliente? Então, entre em contato conosco e conheça os nossos serviços!