Controlar a inadimplência e não perder clientes são dois desafios constantes para quem trabalha com finanças, especialmente quando se trata de como cobrar um cliente.
Se você procura evitar riscos legais e de imagem relacionados à cobrança que podem prejudicar a empresa, saiba como realizar a cobrança de clientes.
Vamos lá?
Cobre da melhor maneira
Manter os clientes adimplentes é uma forma de garantir a saúde financeira da empresa, cobrir seus custos, manter seu funcionamento e realizar investimentos.
Apesar de ser um desafio, é direito dela e do cliente que as dívidas existentes sejam quitadas, mesmo que estejam fora do prazo inicialmente determinado.
Para que ambos estejam à vontade, tanto o cliente quanto quem efetuará a cobrança, é bom que exista a ciência de que a cobrança é um recurso previsto em lei.
O ponto de partida para realizar uma cobrança sem culpa é não ter medo de fazê-la. É preciso ter segurança no momento de se comunicar, pois só assim será possível transmitir confiança e clareza ao cliente.
Por isso, é importante se preparar com antecedência para que tudo corra bem e você já possua um conhecimento prévio sobre o perfil de cliente com o qual deverá negociar.
Evite agressividade
Quando o objetivo é manter uma relação amigável com o cliente, é inadmissível que exista qualquer demonstração de agressividade.
Lembre-se de que o objetivo é que ambas as partes saiam ganhando, sem que existam constrangimentos para minar a relação. É preciso ser cordial e, acima de tudo, discreto. Assim, o cliente não abandona a sua empresa nem sai propagando uma imagem negativa dela.
Procure deixar portas abertas para a renegociação. Afinal, além de receber o valor devido, é importante continuar negociando com o cliente e não afastá-lo, de forma que ele fique insatisfeito.
Trate o cliente com atenção
Seja atencioso com o cliente e demonstre interesse pelo que ele tem a dizer. Prepare-se para tornar o momento mais tranquilo e propício para uma negociação.
Procure não deixar o cliente acuado e encontre formas de esclarecer que o objetivo é ajudá-lo a quitar a dívida com a empresa.
Além disso, jamais deixe o devedor em situações ameaçadoras ou vexatórias. Afinal, além de não ser ético, fere o previsto pelo Código de Defesa do Consumidor, que proíbe a sua exposição ao ridículo.
Ouça as suas justificativas
Nesse momento, é preciso escutar as suas justificativas e buscar, por meio delas, os argumentos e subsídios para resolver a situação.
Entre as possíveis causas de inadimplência, podem ser citadas:
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desorganização;
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atraso no salário;
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falha na entrega do serviço;
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falta de planejamento financeiro;
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desemprego;
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doença ou morte;
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indução por excesso de propaganda.
Flexibilidade e calma são dois fatores que podem contribuir para um resultado positivo na cobrança. Assim o cliente passa a perceber a empresa como uma parceira para resolver o seu problema, e não como uma ameaça.
Seja empático
Não esqueça que o cliente tem intenção de pagar a sua dívida e que, se ele não o fez, algo não saiu conforme o planejado.
Colocar-se no lugar do cliente inadimplente ajuda o cobrador a ter melhores insights sobre a forma de pagar a dívida. Quando você busca entender as dificuldades e anseios do cliente, aumenta as chances de ele voltar a negociar com a empresa.
Construa com ele uma solução
Ao desenvolver empatia pelo cliente, fica mais fácil chegar, juntos, a uma solução satisfatória.
Além de notificar sobre a dívida, é importante considerar formas de facilitar o pagamento dos valores devidos.
Para isso, se for preciso, explore as possibilidades existentes:
-
renegocie a dívida;
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ofereça descontos;
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faça concessões;
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defina as melhores datas;
-
facilite o pagamento;
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construa alternativas criativas.
Estas são algumas das melhores formas de demonstrar para o cliente que a empresa tem interesse em um bom relacionamento com ele.
Gostou das dicas? Agora que você já sabe como cobrar um cliente inadimplente sem perdê-lo, assine a nossa newsletter e fique por dentro de todos os nossos conteúdos!