Saiba o que é risco de crédito e como reduzi-lo no seu negócio

Descontos de até 95% na negociação da sua dívida!!

Entre em contato agora mesmo para consultar gratuitamente a sua situação. Clique no botão!

Para manter um negócio é importante dar atenção especial à gestão financeira, essencial para o sucesso do empreendimento. 

Contudo, ao lidar com clientes e vendas a prazo, é preciso analisar o risco de crédito, tendo em vista a possibilidade de inadimplência, ou seja, não receber pelos produtos vendidos ou serviços prestados, prejudicando o desenvolvimento do negócio. 

Elaboramos este texto para explicar o que é risco de crédito e dar dicas sobre como reduzi-lo. Continue a leitura e saiba mais!

Risco de crédito

O risco de crédito é a possibilidade de não receber o valor negociado por inadimplência, e é medido pela análise de crédito, que deverá ser feita de acordo com os requisitos de cada empresa. 

É importante observar esse risco tendo em vista que a concessão de crédito é muito comum, através de vendas a prazo e parceladas. Contudo, o empresário precisa ter cautela pois, ao conceder crédito, está se confiando no cliente e na sua capacidade de pagamento. 

Todas as operações financeiras envolvem riscos, por isso é importante analisar cada negócio e cliente para decidir a viabilidade da concessão de crédito. 

Consequência da inadimplência

A inadimplência, infelizmente, é uma realidade bastante frequente e pode ter um custo muito alto para a empresa.

Contudo, ao não receber os valores devidos, os pagamentos de fornecedores e funcionários podem ser impactados, prejudicando a empresa. As consequências variam, podendo ocorrer problemas que vão desde a desregulação do fluxo de caixa até a falência do negócio. 

Por isso, é importante estar atento ao risco de crédito e tomar providências para minimizá-lo.

Como minimizar o risco de crédito

Sabendo as consequências da inadimplência para a empresa, preveni-la é essencial para uma gestão eficiente. Para isso, existem algumas atitudes que podem ser tomadas para diminuir a inadimplência.

Solicite documentos 

Se o cliente for pessoa física, é importante solicitar a apresentação de documentos pessoais (RG e CPF), comprovante de renda e de residência e verificar se são mesmo do comprador para evitar fraudes. 

Para pessoas jurídicas é importante fazer um cadastro com os principais dados: CNPJ, razão social e sócios. Esse procedimento é importante para fazer a análise de crédito.

Consulte os órgãos de proteção ao crédito

Com os dados em mãos, consulte os serviços de análise de crédito disponíveis. Esses serviços podem incluir a consulta de cheques, pendências de pagamentos, protestos e participação como sócios em um ou mais negócios.

Outro fator importante é realizar a consulta do mesmo cliente em outras oportunidades, pois o risco de crédito do cliente pode sofrer alterações com o passar do tempo.

Buscar o histórico do comprador

A internet também é uma ótima fonte de busca, principalmente quando se trata de pessoa jurídica. Por meio da pesquisa online é possível localizar eventuais reclamações contra a empresa e conhecer mais sobre o cliente.

Crie uma política de pagamentos

Para empresas com fluxo de caixa mais complexo, uma opção válida é a criação de uma política de pagamentos que premie os bons pagadores;

É possível ofertar descontos e parcelamentos mais flexíveis, incentivando os clientes a manterem seus pagamentos em dia.

Mantenha um histórico de seus clientes

Pesquisar o seu cliente é importante, mas não deve se limitar às consultas externas.

É importante manter um histórico de pagamentos, por meio de planilhas ou algum software específico, que permitirá verificar quais clientes pagam sempre em dia, os que já tiveram problemas momentâneos e os que mantêm a taxa de inadimplência.

Assim, é possível definir a melhor estratégia para negociar com cada cliente.

Faça as cobranças necessárias

Quanto maior o atraso, mais difícil se torna para um inadimplente quitar a dívida, por isso, é importante cobrar desde os primeiros dias de atraso, e continuar lembrando o cliente sobre a pendência, buscando negociar o débito.

Contudo, é preciso ter cuidado para não constranger o cliente e caracterizar uma cobrança abusiva.

Por isso, tendo em vista todas as funções envolvidas nos processos de venda, terceirizar a cobrança é uma ótima alternativa.

A empresa de cobrança contratada assume o papel de cobrador, oferecendo um serviço especializado para acompanhar todo o procedimento. 

Conseguiu entender o que é risco de crédito e como reduzi-lo? Ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão? Compartilhe nos comentários!

Descontos de até 95% na negociação da sua dívida!!

Entre em contato agora mesmo para consultar gratuitamente a sua situação. Clique no botão!

Últimos Artigos Adimplere

Limpe seu nome hoje mesmo com a Adimplere!

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência dos usuários. Ao utilizar os serviços deste site você concorda com as nossas políticas de privacidade.