Para manter um negócio é importante dar atenção especial à gestão financeira, essencial para o sucesso do empreendimento.
Contudo, ao lidar com clientes e vendas a prazo, é preciso analisar o risco de crédito, tendo em vista a possibilidade de inadimplência, ou seja, não receber pelos produtos vendidos ou serviços prestados, prejudicando o desenvolvimento do negócio.
Elaboramos este texto para explicar o que é risco de crédito e dar dicas sobre como reduzi-lo. Continue a leitura e saiba mais!
Risco de crédito
O risco de crédito é a possibilidade de não receber o valor negociado por inadimplência, e é medido pela análise de crédito, que deverá ser feita de acordo com os requisitos de cada empresa.
É importante observar esse risco tendo em vista que a concessão de crédito é muito comum, através de vendas a prazo e parceladas. Contudo, o empresário precisa ter cautela pois, ao conceder crédito, está se confiando no cliente e na sua capacidade de pagamento.
Todas as operações financeiras envolvem riscos, por isso é importante analisar cada negócio e cliente para decidir a viabilidade da concessão de crédito.
Consequência da inadimplência
A inadimplência, infelizmente, é uma realidade bastante frequente e pode ter um custo muito alto para a empresa.
Contudo, ao não receber os valores devidos, os pagamentos de fornecedores e funcionários podem ser impactados, prejudicando a empresa. As consequências variam, podendo ocorrer problemas que vão desde a desregulação do fluxo de caixa até a falência do negócio.
Por isso, é importante estar atento ao risco de crédito e tomar providências para minimizá-lo.
Como minimizar o risco de crédito
Sabendo as consequências da inadimplência para a empresa, preveni-la é essencial para uma gestão eficiente. Para isso, existem algumas atitudes que podem ser tomadas para diminuir a inadimplência.
Solicite documentos
Se o cliente for pessoa física, é importante solicitar a apresentação de documentos pessoais (RG e CPF), comprovante de renda e de residência e verificar se são mesmo do comprador para evitar fraudes.
Para pessoas jurídicas é importante fazer um cadastro com os principais dados: CNPJ, razão social e sócios. Esse procedimento é importante para fazer a análise de crédito.
Consulte os órgãos de proteção ao crédito
Com os dados em mãos, consulte os serviços de análise de crédito disponíveis. Esses serviços podem incluir a consulta de cheques, pendências de pagamentos, protestos e participação como sócios em um ou mais negócios.
Outro fator importante é realizar a consulta do mesmo cliente em outras oportunidades, pois o risco de crédito do cliente pode sofrer alterações com o passar do tempo.
Buscar o histórico do comprador
A internet também é uma ótima fonte de busca, principalmente quando se trata de pessoa jurídica. Por meio da pesquisa online é possível localizar eventuais reclamações contra a empresa e conhecer mais sobre o cliente.
Crie uma política de pagamentos
Para empresas com fluxo de caixa mais complexo, uma opção válida é a criação de uma política de pagamentos que premie os bons pagadores;
É possível ofertar descontos e parcelamentos mais flexíveis, incentivando os clientes a manterem seus pagamentos em dia.
Mantenha um histórico de seus clientes
Pesquisar o seu cliente é importante, mas não deve se limitar às consultas externas.
É importante manter um histórico de pagamentos, por meio de planilhas ou algum software específico, que permitirá verificar quais clientes pagam sempre em dia, os que já tiveram problemas momentâneos e os que mantêm a taxa de inadimplência.
Assim, é possível definir a melhor estratégia para negociar com cada cliente.
Faça as cobranças necessárias
Quanto maior o atraso, mais difícil se torna para um inadimplente quitar a dívida, por isso, é importante cobrar desde os primeiros dias de atraso, e continuar lembrando o cliente sobre a pendência, buscando negociar o débito.
Contudo, é preciso ter cuidado para não constranger o cliente e caracterizar uma cobrança abusiva.
Por isso, tendo em vista todas as funções envolvidas nos processos de venda, terceirizar a cobrança é uma ótima alternativa.
A empresa de cobrança contratada assume o papel de cobrador, oferecendo um serviço especializado para acompanhar todo o procedimento.
Conseguiu entender o que é risco de crédito e como reduzi-lo? Ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão? Compartilhe nos comentários!