A atual crise econômica tem gerado uma série de desafios, sendo a inadimplência um dos principais fatores. Ao mesmo tempo, cobrar não é uma das tarefas mais agradáveis e fáceis de se realizar. Uma alternativa que as empresas têm adotado para resolver esse problema é a terceirização do setor de cobranças.
Muitas organizações preferem realizar todas as atividades, evitando qualquer tipo de terceirização, enquanto outras preferem focar no core business (atividade principal do negócio) e terceirizar o que puder.
Cada alternativa tem os seus prós e contras. Neste artigo, analisaremos as vantagens de terceirizar o setor de cobranças, mostrar como funciona e algumas formas alternativas de se fazer. Confira!
AJUDA NA RETENÇÃO DE CLIENTES
Ninguém gosta de ser cobrado, por isso, mais importante do que cobrar é a forma como se cobra. Existem fatores técnicos e jurídicos que devem ser levados em conta e, principalmente, a sua relação com o cliente, que pode sair prejudicada.
Contar com uma empresa especializada em cobranças é, sem dúvidas, uma ótima alternativa nesse caso. Essas empresas já dominam toda a legislação, além de contar com funcionários treinados e experientes que saberão quando e como cobrar.
Mesmo diante de qualquer problema, o cliente entenderá que não é você, e sim a empresa de cobrança que agiu errado. Assim, essa escolha poderá ajudá-lo na retenção de clientes.
FACILITA O CONTROLE DE PAGAMENTOS
Quanto maior a quantidade de clientes, mais difícil gerenciar o controle de pagamentos. A cada fatura ou nota em atraso, a situação fica mais complicada.
Muitas vezes o cliente paga uma parcela posterior a que está em atraso e, se não houver um controle minucioso, a que está em atraso poderá ser esquecida.
Terceirizar torna esse processo muito mais prático. A empresa é responsável por esse gerenciamento e poderá enviar relatórios, gráficos e status de qualquer cliente assim que solicitado. As ferramentas utilizadas garantem o total controle e facilidade no gerenciamento das informações.
ECONOMIZA TEMPO E DINHEIRO
Ter profissionais qualificados nessa área exige um alto investimento, além do alto custo da implantação de softwares e pagamento de licenças.
Terceirizar a cobrança transmite um ar mais profissional ao serviço, agiliza o recebimento e possibilita que seus gestores foquem nas atividades prioritárias para o negócio como aquisição de novos clientes, aumento de produtividade e gerenciamento das metas.
AGILIZA A RESOLUÇÃO DOS PROBLEMAS
Normalmente as empresas utilizam os funcionários próprios para efetuar as cobranças de curto prazo até um mês após a data de vencimento. O objetivo é reter o cliente e fazer com que ele compre novamente o mais rápido possível. Após esse período sem êxito, elas geralmente recorrem à terceirização.
A empresa terceirizada assume a partir daí, direcionando todos os seus esforços e know-how para garantir que o pagamento seja realizado o quanto antes.
Deve existir uma ligação direta entre o departamento financeiro da empesa com a empresa de cobrança contratada, facilitando tratativas e agilizando a resolução de problemas.
POSSUI FORMAS ALTERNATIVAS DE COBRANÇA
A cobrança evoluiu junto com a tecnologia; hoje é possível automatizar muitos processos e deixar a cobrança no piloto automático por meio de alternativas de cobrança.
As cobranças são realizadas de diversas formas e se ajustam a todas as necessidades dos clientes. Além da modalidade tradicional, é possível cobrar via e-mail, WhatsApp e outros aplicativos.
Você observou as vantagens que traz a terceirização do setor de cobranças, mas não se esqueça de que ela deve andar junto com o setor financeiro da empresa. Se você quer fugir da inadimplência, siga as nossas dicas e melhore o resultado financeiro de sua empresa.
E você, acha que é válido investir na terceirização do setor de cobranças? Deixe abaixo o seu comentário e enriqueça ainda mais o nosso conteúdo!