Gestão fiscal e planejamento tributário: o que você precisa saber?

Descontos de até 95% na negociação da sua dívida!!

Entre em contato agora mesmo para consultar gratuitamente a sua situação. Clique no botão!

O Brasil é reconhecido por sua alta carga tributária, que impacta diretamente o resultado das empresas. Porém, será que é possível, de forma legal, pagar menos impostos, evitar problemas com o fisco e estar em dia com as suas finanças?

Neste post você entenderá um pouco mais sobre gestão fiscal e planejamento tributário, compreendendo como eles funcionam a favor da sua organização, como podem diminuir os seus gastos, aprender a evitar dores de cabeça com o fisco e a criar vantagem competitiva para a sua empresa. Confira!

O que é a gestão fiscal

A gestão fiscal é o processo de acompanhamento das atividades empresariais relacionadas aos tributos. Dentro desse contexto entra o planejamento tributário, que é um conjunto de formas de se pagar menos impostos, de forma legal, observando mudanças na lei, enquadramentos especiais e outras particularidades.

A gestão fiscal não fica restrita somente à área de tributos, mas deve estar relacionada com outras áreas da empresa, já que é um processo de planejamento, que precisa de uma grande interação para a geração de resultados e economias desejadas.

O planejamento tributário

O planejamento tributário, ou ainda a elisão fiscal, permite ganhos substanciais e dentro da lei, para as empresas que o empregam corretamente. Diferentemente da evasão fiscal, que é sinônimo de sonegação, no planejamento são implementadas as melhores práticas gerando economia ao negócio e continuando em dia com o fisco.

Além disso, uma entidade que opta pela utilização dos serviços especializados de planejamento tributário evita também problemas com a elaboração e envio de demonstrações acessórias.

Outro ponto de destaque são as multas, juros e penalidades, que passam a ser evitadas, já que os procedimentos ficam bem mais objetivos e corretos. Isso aumenta a eficiência da organização e tem impacto financeiro imediato em seu negócio.

Planejamento tributário e ciclo de vida

O planejamento tributário pode ocorrer de diversas formas e em diferentes momentos do ciclo de vida da empresa. No momento de sua criação, por exemplo, esse serviço pode ser utilizado para a escolha do melhor tipo de tributação, seja por lucro real, presumido ou simples.

É possível, também, utilizá-lo para a escolha e troca de outro regime tributário adequado ao momento de vida em que a empresa se encontra, o que também é conhecido como planejamento estratégico.

No dia a dia da organização, o planejamento operacional faz com que tudo funcione da melhor forma, evitando desperdício de dinheiro e permitindo que a empresa sempre esteja com suas obrigações atualizadas.

O negócio ainda pode buscar o serviço preventivo em função de alguma anomalia encontrada em seus registros. Existe também o planejamento tributário especial, que poderá ser utilizado para que a empresa se reorganize ou se reestruture, tenha outras atividades ou busque diferentes formas de diminuir seus gastos — o que também pode ser feito por meio da boa gestão dos impostos.

Neste post você viu o que é gestão fiscal e planejamento tributário e a importância que eles possuem para uma organização. Foi possível compreender os ganhos não só do ponto de vista legal, mas estruturais e financeiros, e que podem ser utilizados como diferencial para uma empresa.

Curta nossa página no Facebook e fique sempre bem informado sobre assuntos relevantes para o seu negócio.

Descontos de até 95% na negociação da sua dívida!!

Entre em contato agora mesmo para consultar gratuitamente a sua situação. Clique no botão!

Últimos Artigos Adimplere

Limpe seu nome hoje mesmo com a Adimplere!

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência dos usuários. Ao utilizar os serviços deste site você concorda com as nossas políticas de privacidade.