Seu negócio está enfrentando problemas com inadimplência? Esse é um dos grandes desafios das empresas brasileiras, especialmente em razão da crise econômica. No entanto, empreendimentos mais modernos e atentos à inovação estão se saindo bem com a implantação da cobrança de pagamentos por canais digitais.
Como você sabe, em um cenário de crise, manter um negócio rentável e produtivo exige muita estratégia por parte dos gerentes financeiros e o uso de tecnologia pode ser o segredo para superar todas essas adversidades e recuperar o capital para os caixas da empresa.
Portanto, se você quer entender melhor como os meios digitais podem auxiliar o seu negócio na hora de se realizar cobranças, confira o post de hoje!
1. Reduz os custos com cobrança de pagamentos
O atual cenário do mercado brasileiro é de competitividade e dificuldades para se manter atuando e, exatamente por isso, investir muito capital no processo de cobrança não é saudável para o negócio.
Se a empresa já está enfrentando dificuldades por possuir clientes inadimplentes, gastar ainda mais com eles é um erro que não se deve cometer. Por outro lado, o uso de meios digitais se mostra mais econômico e igualmente eficiente.
A diminuição da mão de obra envolvida com a cobrança e a agilidade fornecida pelos canais digitais geram uma economia importante para o empreendimento, que passa a ter um controle maior da inadimplência.
Assim, apostar em parcerias com empresas de cobranças terceirizadas inovadoras e adaptadas a essas tecnologias pode ser a solução para o seu negócio
2. Maiores possibilidades de contato com o cliente
Outro motivo para utilizar meios digitais na cobrança é que eles permitem um contato maior com o cliente. A tecnologia amplia as possibilidades de acesso ao devedor, como no caso dos portais online de renegociações, que estão disponíveis 24 h por dia.
Ou seja, não importa a hora do dia ou o local em que seu cliente esteja, ele poderá entrar em contato com a empresa e iniciar uma negociação de dívida de maneira rápida, simples e eficiente, por meio de WhatsApp, e-mail ou até Telegram.
3. Redução de erros relacionados a falhas humanas
Processos manuais estão mais sujeitos a falhas, afinal, o homem não é perfeito e pode cometer erros. De outro modo, quando falamos em automação da cobrança de pagamentos é possível perceber uma redução considerável nesses erros.
O uso de softwares e plataformas de cobranças são mais precisos e exatos quanto ao método de negociação, já apresentando as condições e opções disponíveis para o cliente de maneira clara e automática.
4. Substitui o contato frio por telefone
A cobrança por telefone, apesar de ainda ser bastante utilizada, tem perdido espaço para a processada por meios digitais, especialmente porque esta se adéqua mais ao novo padrão de sociedade.
Atualmente, grande parte das pessoas tem acesso a esses canais e passa boa parte do dia interagindo com eles, como é o caso do WhatsApp. Assim, por meio de mensagens padronizadas e profissionais, a cobrança é feita sem gerar o desconforto natural de uma feita por telefone.
Salienta-se que isso contribui bastante para a recuperação do crédito, já que o consumidor inadimplente é abordado de uma maneira menos agressiva e muito mais eficaz.
Como você percebeu, a cobrança de dívidas realizada por meios digitais é uma tendência no mercado. Como gerente financeiro, é importante que seu negócio esteja preparado para essa mudança e una-se a uma empresa moderna, confiável e responsável com o seu dinheiro e sua clientela.
Quer entender melhor como funciona esse tipo de cobrança? Entre em contato conosco agora mesmo.