Como criar vantagem competitiva para o seu negócio?

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Para criar e alavancar vantagem competitiva, você deve conhecer o seu negócio melhor do que qualquer outra pessoa. Reserve um tempo para considerar o que o distingue da concorrência e como isso pode ser aproveitado para aumentar as vendas, atrair mais clientes e incrementar a rentabilidade.
Ao longo desse artigo, selecionamos as melhores dicas que podem ser aplicadas para fazer com que o seu negócio seja mais competitivo. Boa leitura!

1. EXAMINE A CONCORRÊNCIA E ESTUDE O SEU PRÓPRIO NEGÓCIO

Essencialmente, para obter vantagem competitiva, é preciso oferecer algo que o diferencie dos seus concorrentes. Portanto, identifique o que a concorrência faz bem e o que faz mal. Pense nos produtos, serviços, preços, posicionamento e marketing dos seus competidores. Em seguida, elabore uma lista com todas as razões prováveis que levam um cliente a escolhê-los.
Compare essa lista com as características do seu próprio negócio. Quais elementos diferenciam sua empresa? Quais são os seus pontos fortes? Os elementos positivos e com grande capacidade de diferenciação devem ser melhorados ainda mais: não tente copiar o que é feito em outras empresas, em vez disso, concentre-se em fortalecer suas qualidades, construindo uma identidade que não possa ser replicada.
Examine os pontos fortes exclusivos do seu negócio. Isso ajudará você a saber quais áreas devem ser desenvolvidas para construir uma vantagem competitiva. Questione-se: “por que os clientes preferem minha empresa? ” A resposta a essa pergunta irá ajudá-lo a entender o valor que sua organização oferece.
Não tenha receio de perguntar diretamente aos clientes. Você pode realizar uma pesquisa com eles ou apenas abordá-los. Enfim, faça o que for preciso para descobrir os motivos que os levam a escolher (ou não) o seu negócio e aja em conformidade.

2. FORNEÇA TREINAMENTO APROPRIADO

De nada adianta perseguir vantagens competitivas se os seus colaboradores não puderem agir eficientemente para implementar as ações necessárias. Ao contratar novos funcionários, certifique-se de oferecer uma formação tão completa quanto possível. Quanto mais especialistas nos produtos e/ou serviços você tiver em sua equipe, melhor será a qualidade dos produtos, das tarefas executadas e do atendimento ao cliente.

3. FORTALEÇA A CULTURA ORGANIZACIONAL

Se você planeja oferecer excelentes serviços e produtos aos clientes e, assim, se diferenciar da concorrência, não se esqueça de que as medidas necessárias devem começar do topo. Quando a mensagem parte dos gestores, as mudanças ocorrem em um ritmo mais acelerado e tendem a se incorporar à cultura organizacional com mais facilidade. Além disso, os clientes percebem rapidamente quando uma empresa tem como foco oferecer produtos e serviços de qualidade.

4. OFEREÇA SERVIÇOS PERSONALIZADOS

Compreender o que seus clientes querem é crucial para adaptar sua mensagem e produto às necessidades do seu público-alvo. Você deve ter uma boa compreensão a respeito do comportamento do cliente, caso contrário, será impossível promover interações em um nível individualizado.
Oferecer serviços personalizados é a melhor forma de atrair e fidelizar clientes. Mas, para que isso seja feito com sucesso, não basta solucionar problemas: o atendimento deve ser ajustado às diferentes personalidades. A palavra-chave, aqui, é flexibilidade: você deve treinar sua equipe para compreender as características idiossincráticas de cada cliente e humanizar o atendimento, evitando interações frias e padronizadas – inclusive se for necessário realizar cobranças.

5. REDUZA CUSTOS

Reduzir custos é uma excelente forma de criar vantagem competitiva. A grande maioria das empresas possuem uma base de clientes extremamente sensível a qualquer alteração nos preços. Sendo assim, ser capaz de oferecer seu produto e/ou serviço a um preço mais baixo, certamente, fará com que sua empresa se destaque da concorrência.
Examine todos os processos do seu negócio. Isso inclui tudo, desde a compra de suprimentos até a produtividade real dos colaboradores, para identificar aonde é possível reduzir custos e oferecer um produto final que seja financeiramente mais atraente aos clientes, criando, dessa forma, vantagem competitiva. Uma boa ideia é investir em tecnologia para otimizar procedimentos e diminuir rotinas manuais.
Gostou do nosso artigo? O que você tem realizado, em seu negócio, para criar vantagem competitiva e se diferenciar da concorrência? Deixe um comentário no post e divida conosco sua experiência.

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