Se aging list é um termo novo para você, este é o momento de se apropriar dele e otimizar a cobrança de dívidas na sua empresa.
Basicamente, estamos falando de um relatório que detalha todas as contas a pagar e a receber da empresa em ordem cronológica.
Com essa ferramenta, você pode identificar aquelas dívidas que ficaram esquecidas, além de possíveis erros do seu processo de cobrança — e assim recuperar créditos.
A seguir, vamos entender como funciona a aging list e saber por que você deve usá-la no seu negócio.
Siga a leitura e aprenda a usar mais essa ferramenta de gestão.
O que é aging list?
Aging list é uma ferramenta de gestão utilizada para analisar em detalhes as contas a pagar e a receber de uma empresa.
O termo em inglês significa “lista de envelhecimento”, em referência à ordem cronológica dos registros.
Na prática, é um relatório que detalha as contas da empresa ao longo do tempo, servindo como parâmetro para uma análise financeira mais aprofundada.
Geralmente, é apresentado na forma de uma tabela com as contas separadas por período (a cada 30 dias, por exemplo) e campos como identificação do cliente ou fornecedor, data de vencimento, data de pagamento e situação da duplicata.
Dessa forma, o gestor tem uma visão geral dos títulos a receber e a pagar, e consegue avaliar como andam as receitas e despesas do negócio.
Além disso, a aging list serve como base para verificar se existem pagamentos pendentes, controlar as dívidas da empresa e fazer projeções sobre receitas e custos.
Aging list x fluxo de caixa
Depois de ler a descrição do relatório de aging list, você deve estar se perguntando se não é o mesmo que fluxo de caixa.
Na realidade, são ferramentas muito parecidas, mas com algumas diferenças importantes.
De modo geral, os relatórios de fluxo de caixa mostram um resumo das contas, partindo do total a ser pago e total a receber em um determinado período.
Dessa forma, o gestor consegue verificar rapidamente qual foi o resultado financeiro nesse intervalo de tempo — ou seja: se o caixa terminou com lucro ou com prejuízo.
Já a aging list é mais específico, pois traz informações detalhadas sobre cada conta a pagar e a receber da empresa, incluindo faturas de clientes, parcelas de empréstimos do negócio, boletos a pagar de fornecedores, pagamentos de funcionários, etc.
Assim, podemos considerar como uma ferramenta complementar ao fluxo de caixa, que torna a análise da gestão financeira mais precisa.
Como a aging list ajuda a receber dívidas
A aging list é uma ferramenta muito útil para orientar o processo de cobrança da empresa e recuperar créditos.
Com ela, você consegue rastrear pagamentos pendentes em ordem cronológica, de modo que nenhuma dívida fique esquecida por descuido da gestão.
Dessa forma, fica mais fácil analisar há quanto tempo um pagamento está pendente, qual o tipo de duplicata, qual o perfil do cliente e outras informações que ajudam na hora da cobrança de débitos.
Se você tem problemas com a taxa de inadimplência na sua empresa, vale a pena usar uma aging list para cobrar melhor os clientes inadimplentes e nunca deixar passar um débito.
Outras vantagens
Além da cobrança de dívidas, a aging list traz outras vantagens relevantes para a sua empresa:
- Facilidade em identificar títulos a pagar ou a receber compensados ou não
- Melhora no controle e organização das obrigações financeiras da empresa
- Condições para prever receitas e despesas futuras
- Identificação de falhas no processo de cobrança e recuperação de créditos
- Possibilidade de usar dados concretos para tomar decisões financeiras
- Possibilidade de analisar o progresso em direção a metas e objetivos do planejamento estratégico.
Como usar a aging list nos processos de cobrança
É bastante simples usar a aging list para otimizar seus processos de cobrança.
Veja algumas dicas:
Tenha uma boa ferramenta
Para começar, você precisa de uma boa ferramenta para criar sua aging list a partir dos registros de contas a pagar e a receber da sua empresa.
Os pequenos negócios podem utilizar planilhas, embora seja mais trabalhoso preencher os documentos e definir os padrões.
O ideal é contar com um software de gestão capaz de gerar relatórios de aging list automaticamente, assim como relatórios de fluxo de caixa, plano de contas, resumo de vendas, etc.
Escolha os campos certos
O ponto mais importante da aging list são os campos que você escolhe para compor o relatório.
Estes não podem faltar:
- Identificação do cliente/fornecedor
- Forma de pagamento (boleto, cartão, fatura, etc.)
- Data de vencimento
- Data de pagamento (se compensado)
- Divisão por receitas e despesas
- Taxas de juros (se houver)
- Status da conta (pendente, paga, em análise, etc.)
- Divisão por grupos de pagamento (à vista e a prazo, não quitados, a vencer, 30 ou 60 dias, etc.).
Monitore a aging list
Para que a aging list seja eficiente, você precisa monitorar de perto as contas e estar sempre atualizando o relatório.
A dica é acrescentar a análise do documento nas tarefas de gestão do dia a dia, tendo como foco a identificação de pagamentos pendentes.
Assim, você pode aplicar uma régua de cobrança mais eficaz com base na duração de cada dívida e estratégias de recuperação de crédito.
Aging list e tecnologia juntas para você não ficar no prejuízo
A Adimplere uniu a precisão da aging list à eficiência da tecnologia para acompanhar suas contas de perto e não deixar nenhuma dívida passar batido.
Com nosso portal de negociação, seu cliente pode consultar pendências, verificar ofertas e regularizar seus débitos 100% online.
Já são muitos os parceiros que utilizam o nosso sistema exclusivo, que automatiza as cobranças nos estágios mais curtos da sua carteira de crédito.
Com a Adimplere, o consumidor consulta e negocia dívidas de forma online e em condições facilitadas, que estimulam a recuperação do crédito.