Na hora de administrar uma empresa, a falta de preparo e de informações podem dificultar a obtenção de resultados positivos. Para evitar esses erros, um gerente financeiro deve ser muito eficaz e ter muito jogo de cintura em seu dia a dia de trabalho.
Em meio a esse cenário, na hora de negociar dívidas, o profissional deve analisar todos os fatores existentes, sempre visando a retenção de seus clientes com uma inadimplência em níveis saudáveis.
Mas você, nosso leitor, sabe quais sãos as melhores práticas e estratégias para negociar dívidas?
No nosso post de hoje, você vai aprender um pouco mais sobre esse assunto.
Confira a seguir!
Entenda o comportamento do consumidor
Antes de tomar qualquer decisão, faça de tudo para descobrir qual foi o motivo do surgimento da dívida. Seja o esquecimento, a falta de recursos financeiros ou de planejamento, sempre há uma causa para todas essas ocorrências.
Ao dialogar com seus clientes, deixe evidente que a situação deles é muito importante para a sua gestão.
Com essas informações em mãos, você pode formular um plano de abordagem adequado e eficiente, facilitando a obtenção de resultados favoráveis.
Mostre o que é perdido com uma dívida
Uma outra dica é mostrar para seus clientes quais são as consequências da existência de uma dívida.
Quando ela existe, a vida de um inadimplente pode diversas complicações, como por exemplo:
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nome incluso no SPC ou SERASA;
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redução das oportunidades de crédito no mercado;
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perda do cadastro na empresa;
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incidência de elevadas taxas de juros.
Apenas tenha muito cuidado para não utilizar um tom ameaçador em seu diálogo e fuja das cobranças abusivas, ok?
Deixe bem claro que o cliente é muito importante
Toda empresa quer otimizar seus indicadores financeiros e reduzir despesas, entretanto, isso não é o bastante para obter uma gestão de excelência.
Na hora de negociar dívidas, é muito significativo evidenciar o caráter humano de seu negócio.
Isso pode ser realizado ao demonstrar preocupação e intenção de ajudar cada um de seus consumidores, fazendo com que eles fiquem mais confiantes com o pagamento dos débitos em seus cadastros.
Preze pelo diálogo
O diálogo sempre foi essencial para os bons relacionamentos em nossas vidas, e não poderia ser diferente na hora de negociar dívidas.
Portanto, antes de iniciar qualquer negociação, esteja preparado para utilizar uma linguagem adequada à situação em questão e leve em consideração a condição socioeconômica de seu consumidor.
Por mais que esse assunto seja muito delicado, trate-o com educação e mostre quais são seus objetivos. Dessa maneira, tenha muito cuidado para não perder a frieza e evite discussões
Infelizmente, algumas empresas acreditam que entrar em guerra com o cliente é a melhor atitude a ser tomada.
Medidas como essas apenas desgastam mais a relação e são prejudiciais para ambos os lados, por isso, tenha uma conversa tranquila e calma e veja os resultados positivos surgirem com facilidade.
Ofereça novas formas de pagamento
Quem tem uma dívida sempre quer encontrar uma nova maneira para liquidá-la e, nessas horas, um gestor financeiro tem um importante papel.
Então, ofereça novas formas de pagamento, seja parcelando-o ou utilizando cartões de crédito. Quando achar necessário, ofereça um desconto para o pagamento ser efetivado com mais facilidade.
Lembre-se que é sempre melhor receber um valor reduzido do que ficar com a dívida em aberto em seu orçamento.
Um gestor financeiro tem uma rotina profissional muito corrida e atarefada. Além de ter que guiar sua equipe de trabalho, ele precisa ter muita cautela e sabedoria ao negociar dívidas.
Com a sua leitura, você aprendeu importantes maneiras de abordagem e estratégias a serem utilizadas com seus clientes, sempre com o objetivo de manter a inadimplência sob controle de forma eficiente.
Agora, aprenda ainda mais sobre este assunto e descubra como negociar dívidas!