Quando o cliente não acerta seu débito na data do vencimento, o mais indicado é logo estabelecer contato com ele. A partir dessa comunicação, buscar entender o que o impede de quitar seu compromisso. Tomadas essas atitudes, é vital partir para a composição de uma forma de pagamento que atenda às necessidades do negócio e do cliente.
Essa hora, de negociar dívidas, é decisiva para se chegar a um acordo com o consumidor. Pois quanto antes fica acordada uma forma de pagamento, melhor é para a empresa e para o próprio devedor.
Atente-se aos pontos a seguir e conheça mais aspectos relevantes dessa importante questão!
Negociar mostra disposição em entender o cliente
Quando a empresa se dispõe a conhecer as razões do cliente que está em atraso, abre espaço à negociação. Partindo do pressuposto de que poucos deixam de pagar dívidas apenas por deixar, saber o que há com o devedor ajuda a viabilizar uma forma de quitar o débito.
Note que é possível o consumidor estar com dificuldades pessoais ou familiares: desemprego, doença e atraso de salário são alguns motivadores de inadimplência.
Negociar evita que os prejuízos aumentem
Não receber no dia certo já prejudica, considerando-se que a empresa conta com os ativos recebíveis sendo pagos dentro dos prazos. Mas o prejuízo tende a aumentar, nos casos em que não se busca negociar.
Veja que o passar do tempo vai acrescentar juros e correções monetárias ao valor original da dívida. Ninguém lucra com isso, porque a quitação do débito fica ainda difícil.
De um lado, perde o consumidor, que arrisca ver seu nome registrado nos órgãos de proteção ao crédito. Do outro, perde a empresa, cada dia mais distante de receber o valor a ela devido.
Se a dívida for para uma esfera judicial, os custos da cobrança ficam ainda mais elevados, bem como se agravam as perdas para a empresa e seu consumidor.
Negociar ajuda a reter o cliente
Ao negociar dívidas, a empresa oferece mais do que jeitos de pagar: proporciona alternativa a um consumidor em vias de ter problemas com seu crédito na praça.
Também é preciso considerar que uma negociação bem-sucedida leva o devedor a se sentir à vontade para continuar utilizando os serviços ou produtos da empresa que facilitou a quitação do débito.
Isso deixa o cliente mais propenso a se fidelizar à marca que o acolheu em um momento delicado.
Negociar confere uma imagem positiva ao negócio
Ser flexível e negociar dívidas faz parte das condutas de todo negócio que pretenda enfrentar um mercado a cada minuto mais competitivo e exigente. Uma empresa que negocia mostra-se acessível, o que favorece sua imagem junto ao público.
Ao interagir com quem deve ao negócio e flexibilizar o pagamento de valores atrasados, o empreendimento transmite a mensagem de acreditar e investir no relacionamento com o consumidor.
Contar com processos eficientes ao negociar dívidas é fundamental para evitar que os débitos da clientela cresçam e provoquem maiores inconvenientes à empresa. Esse é o melhor caminho para minimizar as dores de cabeça que vêm junto com a inadimplência e, assim, equilibrar a gestão das finanças empresariais.
Você busca negociar as dívidas dos clientes ou lida de outras formas com as cobranças? Deixe o seu comentário!