5 dicas infalíveis de Retenção de Clientes

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O atual momento financeiro prejudicou grande parte das empresas do país. Os gerentes e gestores têm deparado constantemente com grandes oscilações na demanda por produtos e serviços e perdas significativas no número de clientes. Esse cenário tem exigido muito das empresas, que têm enfrentado dificuldades para se manter ativas e lucrativas no mercado.
Para garantir bons resultados e criar vantagem competitiva, uma empresa precisa manter um número elevado de vendas, o que não tem sido uma tarefa simples nos últimos anos. Uma saída para as empresas driblarem esse cenário é fidelizar e reter maior número de clientes.
Para ajudá-lo a manter uma boa clientela e aumentar os lucros, separamos neste post 5 dicas infalíveis de retenção de clientes. Confira a seguir!

1. FAÇA O CADASTRO DOS CLIENTES

Primeiramente, para reter os clientes é preciso conhecê-los. Por isso, é fundamental que os gerentes orientem todo o seu time de atendimento ao cliente e vendas a fazer o cadastro de todas as pessoas que fecham negócio.
Uma ótima dica é apresentar um questionário para preenchimento. Por meio dele, é possível levantar preferências e entender o que os consumidores esperam. Isso permite que seja oferecido às pessoas exatamente o que elas desejam, auxiliando na retenção e fidelização de clientes.

2. PROPORCIONE UM ATENDIMENTO DE QUALIDADE

Todas as pessoas desejam que as empresas prestem um atendimento de qualidade e saibam responder todas as suas dúvidas. Por isso, todos os gerentes que buscam reter maior quantidade de clientes não podem deixar de direcionar todos os funcionários que lidam diretamente com o público a prestarem um atendimento de alto nível.
Buscar suprir as necessidades e expectativas das pessoas é essencial para uma maior retenção de clientes. Além disso, um atendimento de qualidade é fundamental para que os clientes atuais indiquem a empresa para amigos e conhecidos, ajudando também a aumentar a clientela.

3. UTILIZE CANAIS DE COMUNICAÇÃO

Para manter os clientes próximos do seu negócio é preciso manter o contato com eles, por isso é fundamental que as empresas invistam e utilizem a maior quantidade possível de canais de comunicação. A grande maioria das pessoas passa horas na internet e está sempre munida de seus smartphones. As empresas não podem deixar essa grande oportunidade de lado.
Os gerentes devem designar pessoas para focarem seu trabalho no atendimento ao cliente e no pós-venda, mantendo a comunicação via redes sociais, WhatsApp, e-mail, entre outros. Para reter os clientes, é fundamental mantê-los sempre “perto” da marca, portanto não deixe de manter o contato com eles.

4. CRIE PROMOÇÕES E DESCONTOS PARA PRÓXIMAS VENDAS

A fidelização e a retenção de clientes tem um único objetivo: fazer com que as pessoas retornem à empresa e efetuem novas compras. Logo, os gerentes não podem deixar de proporcionar as condições ideais para que isso ocorra.
Uma das melhores maneiras de induzir os consumidores a retornarem ao seu negócio e comprarem novamente é oferecendo promoções e descontos para próximas visitas. Isso ajuda a fidelizar os clientes e aumenta as vendas, proporcionando bons resultando tanto em curto quanto em longo prazo.

5. DESENVOLVA UM PROGRAMA DE FIDELIZAÇÃO

Por último, não podíamos deixar de citar uma das melhores estratégias para a retenção de clientes: os programas de fidelidade. Toda empresa que deseja manter clientes fiéis deve criar um programa assim.
Desenvolva um sistema de pontuação de acordo com as compras, de forma que induza os clientes a comprarem mais e com isso terem acesso a brinde, sorteios, melhores descontos e promoções.
Em tempos de crise e de altas taxas de inadimplência, manter os clientes fiéis é crucial para a sobrevivência de uma empresa!
Gostou das nossas dicas de retenção de clientes? Conhece outras que deixamos de citar? Então não deixe de comentar abaixo e compartilhar conosco!

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