Vai abrir uma empresa? 4 fatores para a escolha do seu contador.

escolha do contador abrir empresa

Descontos de até 95% na negociação da sua dívida!!

Entre em contato agora mesmo para consultar gratuitamente a sua situação. Clique no botão!

escolha do contador abrir empresa

Dentre as inúmeras decisões antes da abertura de uma empresa, uma comum e mandatória é a escolha de um contador.
Por mais simples que as atividades da sua empresa possam ser, a legislação vigente exige a escrituração dos livros contábeis, onde um contador registrado no Conselho Regional de Contabilidade – CRC deve escriturar e assinar. A exceção à regra é se você for um Microempreendedor Individual (MEI).
Dada essa obrigatoriedade, os principais critérios que você deve levar em consideração são:

  • Competência e idoneidade do contador
  • Custo
  • Complexidade das movimentações
  • Integração com sistema bancário e de gestão

contador
 
O seu contador terá acesso à toda movimentação financeira da sua empresa e, mais importante do que isso, tratará a forma como essas informações são enviadas para a Receita Federal e outros órgãos fiscais e regulatórios. Por isso, é fundamental que haja uma verificação em relação à competência e idoneidade do contador em todos os casos.
O ideal é tentar levantar referências sobre o profissional ou escritório de contabilidade em que se está lidando. Caso você trabalhe em um setor muito específico, vale a pena procurar profissionais especializados no seu setor. Por exemplo, existem escritórios de contabilidade especializados em startups e empresas de tecnologia, como o Syhus. Outros, focados em Terceiro Setor e por aí vai.
 
custo
 
O custo é um ponto relevante dada a dispersão de preços encontrados para a prestação de serviços contábeis. Você verá desde contadores que cobram poucas centenas de reais por mês até aqueles que cobram vários milhares de reais mensalmente.
Por mais tentador que possa ser, tomar uma decisão exclusivamente por esse critério pode ser um potente tiro no pé. É imprescindível que haja uma análise dos outros fatores envolvendo o momento da sua empresa e o seu tipo de negócio.
Para as empresas que necessitam por um momento apenas da criação do CNPJ, a decisão é simples e pode ser feita quase que exclusivamente baseada no custo.
Por exemplo, na Adimplere nós passamos alguns meses desenvolvendo e validando a nossa plataforma de cobrança automatizada, onde as movimentações financeiras eram bastante reduzidas. Porém, precisávamos de um CNPJ desde o início das atividades.
Utilizamos nesse período os serviços da Contabilizei, um “escritório online” em que os custos são a partir de R$ 49,00 por mês. Caso você enfrente uma situação parecida, pode ser uma ótima opção. Existem soluções similares no mercado – mas que não conheço – como o Agilize, Conube e Capital Social.
Com o início da comercialização da plataforma de cobrança AdimCash as movimentações começaram a aumentar significativamente na Adimplere. Além disso, recebemos um investimento anjo no formato de dívida conversível em ações, após a participação no InovAtiva, o que elevou a complexidade da nossa contabilidade.
inadimplencia
A legislação tributária brasileira foi “consolidada parcialmente” em um livro pelo advogado tributarista Vinícius Leôncio. “Pátria Amada” é um livro com 41 mil páginas e que pesa 7,5 toneladas.
Imagine o quão complexa a contabilidade de uma empresa não pode se tornar com essa legislação peculiar brasileira.
Dependendo do nicho de mercado, vale procurar ajuda especializada desde a abertura da empresa. Se você estiver entrando no Terceiro Setor, por exemplo, os direitos e obrigações são razoavelmente diferentes do que os encontrados no setor de agronegócios.
 
erp
 
Os desafios de se empreender no Brasil são imensos: alta carga tributária, elevado custo do capital e burocracia excessiva são os principais.
Uma boa saída (eu diria essencial) para minimizar a burocracia é a utilização de escritórios de contabilidade que possuam integração com a rede bancária e emissão de notas fiscais, sendo possível automatizar parte relevante dos movimentos ocorridos, reduzindo o tempo para a empresa e para o contador.
Dependendo do seu negócio, é interessante utilizar um sistema de gestão para aumentar a produtividade no gerenciamento e melhorar o reporting das suas atividades. Se esse for o seu caso, uma opção é o ContaAzul. O ContaAzul possui integração bancária com os principais bancos do país. Além disso, possui um programa de parceria com contadores independentes disponibilizando o ContaAzul para Contadores. Você consegue solicitar orçamentos adaptados à sua realidade. E dessa forma, é possível concentrar em um único lugar emissão de notas fiscais, conciliação bancária e contabilidade.
Opção ao ContaAzul são o Nibo e o ZeroPaper. Todos esses sistemas disponibilizam um período de teste gratuito. Sugiro experimentar e escolher o seu.
Caso tenha uma dica ou sugestão, compartilhe conosco ?
Abs.,
André Oliveira
Fundador – Adimplere

Descontos de até 95% na negociação da sua dívida!!

Entre em contato agora mesmo para consultar gratuitamente a sua situação. Clique no botão!

Últimos Artigos Adimplere

Limpe seu nome hoje mesmo com a Adimplere!

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência dos usuários. Ao utilizar os serviços deste site você concorda com as nossas políticas de privacidade.