Como diminuir a taxa de inadimplência na empresa?

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A falta de pagamento no dia marcado é, além de um estresse, um problema para saúde financeira da empresa.
Imagine um planejamento que dependa do cumprimento dessa obrigação dos clientes para que sejam feitas compras, acertos ou manutenções. Esse atraso pode ser prejudicial, então é importante estar preparado para lidar com ele.
É importante tomar algumas atitudes para diminuir a taxa de inadimplência, e é sobre isso que falaremos hoje. Acompanhe!

COMO LIDAR COM A INADIMPLÊNCIA?

O descumprimento na hora do acerto com clientes tem se tornado cada vez mais comum, principalmente quando não são conferidas informações sobre eles. A ideia do mau pagador deve ser levada em conta: se há um histórico de inadimplemento, é melhor se precaver.
Algumas práticas podem te ajudar a identificar e resolver da melhor maneira esse tipo de problema.

FAÇA UM CONTROLE DE CLIENTES

Para diminuir a taxa de inadimplência, é muito importante acompanhar a carteira de clientes antigos e monitorar os novos.
Manter um cadastro atualizado com informações de cada pessoa na hora da compra ajuda a fazer a cobrança posteriormente. Quanto mais informações, mais fácil será alcançar o devedor, então sempre reúna o máximo de dados possíveis. De preferência, procure atualizá-los periodicamente.

FORMALIZE A ORIGEM DA OBRIGAÇÃO

É comum atualmente que algumas vendas sejam formalizadas no dia a dia sem uma nota ou qualquer outro documento que comprove a real prestação de serviços.
Para evitar problemas maiores, faça uma formalização da origem da obrigação, um documento que traga as características da relação, o valor respectivo, nome das partes e qualquer outro dado que possa provar o direito creditício. Dessa forma, fica mais simples fazer o acompanhamento das inadimplências e cobrá-las mais facilmente.

ESTEJA PRONTO PARA FAZER ACORDOS

A falta do acerto da dívida muitas vezes se dá por uma dificuldade do devedor de cumprir com os débitos decorrentes da prestação de serviço.
Tenha isso em mente na hora do contato com o cliente e saiba adotar uma política de acordos com eles, seja diminuindo o valor, parcelando-o ou criando outra forma em comum com as partes. Lembre-se sempre, é difícil receber o valor integral de forma rápida e em uma só parcela então entrar em um consenso pode ser benéfico para você e para ele.
A negociação é a melhor forma de diminuir a taxa de inadimplentes, atente-se a isso!

TENHA UMA RÉGUA DE COBRANÇAS

A ideia da régua de cobranças é lembrar a data dos pagamentos aos clientes: É feito um controle para avisar a aproximação da data de vencimento dos débitos, atrasos, suspensões ou cancelamentos por inadimplência.
Os melhores meios para entrar em contato com eles são e-mail, telefone, SMS e outros canais digitais, geralmente formas eficazes e diretas para conseguir informá-los sobre os prazos.
Cabe então a você optar pelas datas de avisos: dias antes do vencimento, na data própria ou dias depois.

CONTRATE UM SERVIÇO DE COBRANÇAS

Atualmente o mercado fornece vários serviços de cobranças eficazes e especializados nessa área. Faça uma análise e veja qual atende melhor às suas expectativas.
Serviços que possam entrar em contato por meio de canais digitais — WhatsApp, e-mail, Telegram — podem se comunicar de maneira mais fácil com os devedores, diminuindo a taxa de inadimplência mais rapidamente!
Sua empresa tem tido problemas com clientes inadimplentes? Acha que seguindo essas dicas você poderá lidar melhor com esse tipo de problema? Comente aqui no post o que você achou ou outra ideia que você considere ajudar na hora de fazer a cobrança!

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