Como fazer o controle de fluxo de caixa da minha empresa?

Descontos de até 95% na negociação da sua dívida!!

Entre em contato agora mesmo para consultar gratuitamente a sua situação. Clique no botão!

Ter suas finanças em dia é muito importante para a saúde da sua empresa, e contar com ferramentas que possam lhe ajudar nessa tarefa é primordial para alavancar o seu negócio.

Neste post você vai entender o que é o controle de fluxo de caixa, como fazê-lo, quais são os principais cuidados e as vantagens que você terá ao implementar essa ferramenta na gestão financeira da sua empresa. Confira!

O que é o fluxo de caixa

O fluxo de caixa auxilia tanto no controle financeiro quanto no gerenciamento de empresas de diferentes tamanhos e atividades. No fluxo de caixa, além da organização financeira de contas a pagar e a receber, também podem ser evidenciados aspectos gerenciais como o montante das despesas e das receitas do período.

O fluxo de caixa é capaz de apresentar o valor das disponibilidades em determinado período, ou seja, o dinheiro que a empresa tem disponível e a quantia que ela pode gastar, investir ou ainda distribuir aos sócios conforme suas necessidades.

Os elementos do fluxo de caixa

Além do próprio caixa da empresa, ou seja, do dinheiro que ela possui em espécie, tanto as contas correntes quanto os valores em aplicações em curto prazo devem ser relacionados no fluxo de caixa da organização. Esses valores fazem parte do fluxo de caixa pela facilidade que as contas possuem para sua conversão em dinheiro.

Outros dois elementos essenciais do fluxo de caixa são as entradas e saídas. A maioria das entradas de uma empresa são os recebimentos que ela tem dos seus clientes. Os pagamentos (ou saídas de recursos) estão relacionados à atividades da empresa como salários, fornecedores, impostos e outros valores que ela precisa desembolsar para manter o negócio.

A implementação do fluxo de caixa

A implementação do fluxo de caixa precisa de uma data de corte. Depois disso é preciso que todos os saldos iniciais sejam registrados, assim como a movimentação de entradas e saídas. Para agilizar essa ferramenta é possível contar com o uso de uma planilha eletrônica ou de um software de gestão.

Além disso, é preciso ter em mãos todas as informações relativas aos extratos bancários e também aos pagamentos e recebimentos, para que seja feito um cruzamento entre os dados financeiros do período e, assim, seja gerado o fluxo de caixa do período.

Os cuidados na elaboração do seu fluxo de caixa

Para ter um fluxo de caixa robusto e objetivo é preciso atualizar a ferramenta diariamente. Além disso, é preciso detalhar e registrar toda a movimentação, independentemente do valor.

Também devem ser utilizados documentos contábeis para comprovar as transações, como notas fiscais, cupons, contratos e outros que possam afirmar o que foi feito no registro em questão.

É preciso também ficar de olho nos cheques pré-datados — tanto os recebidos quanto os emitidos —, para que sejam considerados somente na data em que forem descontados. O mesmo raciocínio vale para pagamentos e recebimentos a prazo: cada parcela deverá ser reconhecida de forma individual no seu fluxo de caixa, evitando distorções no valor final.

As vantagens do controle de fluxo de caixa na sua empresa

Além dos aspectos financeiros, o controle de fluxo de caixa permite entender de forma gerencial como estão os seus gastos e as suas receitas, permitindo, por exemplo, cortes, substituições, promoções e estratégias diferenciadas para melhorar seus resultados.

O fluxo de caixa também ajuda a evitar juros, multas e outras sanções decorrentes de atrasos no pagamento de títulos. No caso de contas a receber, o fluxo de caixa agiliza a cobrança, já que ajuda a identificar os inadimplentes, tornando o processo ainda mais rápido e eficiente para a sua empresa.

Neste post notamos que o controle de fluxo de caixa é uma ferramenta financeira e de gestão, de fácil implementação e controle, e que tem papel decisivo como diferencial para sua empresa — principalmente na busca por melhores resultados na diminuição da inadimplência.

Você tem buscado esse diferencial para a sua empresa? Deixe um comentário e compartilhe a sua experiência no assunto conosco!

Descontos de até 95% na negociação da sua dívida!!

Entre em contato agora mesmo para consultar gratuitamente a sua situação. Clique no botão!

Últimos Artigos Adimplere

Limpe seu nome hoje mesmo com a Adimplere!

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência dos usuários. Ao utilizar os serviços deste site você concorda com as nossas políticas de privacidade.